O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou que a liberação total da BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, está prevista para o final de 2024. A confirmação foi feita em uma reunião entre os engenheiros supervisores do DNIT, Adalberto Jurach e Jefferson Bittencourt, e o prefeito de Veranópolis, Waldemar De Carli, além da equipe técnica de engenharia do município.
Durante a reunião, foram discutidas questões importantes relacionadas às construções nas proximidades da rodovia, com ênfase na necessidade de formalizar condutas para facilitar a execução de empreendimentos em conformidade com as normas legais. A instalação de controladores de velocidade na área urbana da BR-470 em Veranópolis também foi abordada, visando aumentar a segurança dos motoristas e pedestres.
Os representantes do DNIT apresentaram um projeto para organizar o fluxo de veículos leves e pesados em frente à empresa Oleoplan, que inclui a construção de um novo trevo e ampliações na área. Esse projeto já foi aprovado e pode ser iniciado ainda este ano.
Atualmente, o tráfego na BR-470 não está bloqueado, mas funciona sob um sistema de pare e siga entre 7h e 18h, alternando os sentidos do fluxo. As obras emergenciais, que abrangem aproximadamente 46 quilômetros divididos em sete lotes, têm previsão de conclusão em até dois anos.
Quatro trechos da rodovia estão em obras. Eles são: o quilômetro 187, onde está sendo colocada uma tela de contenção; o 189, que passa por intervenções de contenção e recuperação do pavimento; o quilômetro 198, localizado em Bento Gonçalves, também com obras de contenção; e o 200, que está recebendo uma grande cortina de contenção. “No quilômetro 200, já realizamos a reconstrução da largura da estrada. A cortina atirantada tem como objetivo estabilizar a encosta naquela seção. As chuvas recentes afetaram um pouco o progresso, pois o trabalho envolve a perfuração de rochas para segurá-las e evitar que caiam na pista. No entanto, o ritmo continua acelerado, e as obras estão progredindo”, destaca Jurach.
As intervenções se tornaram necessárias após os deslizamentos ocorridos durante a tragédia climática de maio, que afetaram severamente a Serra das Antas. Os trabalhos de recuperação começaram no mês seguinte, na região conhecida como Belvedere da Ferradura, onde a empresa contratada pelo DNIT iniciou a limpeza da área, montagem de canteiro, mobilização de equipamentos e sinalização.
Os trabalhos de recuperação na BR-470 estão previstos para se estenderem por mais dois anos. O planejamento do DNIT prevê a contratação e execução de mais 90 obras ao longo da rodovia, visando melhorar a infraestrutura e a segurança da via.
Foto: DNIT / Reprodução