A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou a aprovação da vacina contra mpox para adolescentes de 12 a 17 anos. O imunizante, desenvolvido pela fabricante dinamarquesa Bavarian Nordic, é conhecido como Jynneos (Dinios) e já havia recebido autorização da OMS para uso em pessoas com 18 anos ou mais no mês passado.
A atualização da faixa etária foi fundamentada em uma análise cuidadosa das evidências apresentadas pela Agência Europeia de Medicamentos, que também estendeu a aprovação do uso da vacina para os jovens. A OMS descartou quaisquer riscos adicionais de segurança e destacou que a resposta imune nos adolescentes foi semelhante à dos adultos.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) já havia autorizado, de forma excepcional, o uso da vacina, porém, até o momento, apenas para maiores de idade. Com a nova decisão da OMS, espera-se que o Brasil considere a inclusão dos adolescentes no plano de vacinação.
Os dados de eficácia do imunizante são promissores: a vacina apresenta 82% de eficácia quando administrada em um esquema de duas doses, com um intervalo de quatro semanas entre elas. Para aqueles que recebem uma dose única, a proteção é de 76%.