O governo do Rio Grande do Sul está intensificando a divulgação do programa MEI RS Calamidades, com foco em notificar os microempreendedores individuais (MEIs) que ainda não sacaram o benefício de R$ 1,5 mil. O auxílio foi depositado em julho em contas da poupança social da Caixa Econômica Federal e está disponível para mais de 22 mil pessoas que atendem aos critérios estabelecidos.
Para garantir que todos os beneficiários sejam informados, o governo utilizará diferentes canais de comunicação. Uma das principais estratégias será o envio de e-Cartas pelos Correios, que conterão um comunicado assinado pelo titular da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella. Neste comunicado, os empreendedores serão notificados sobre a habilitação e o saldo de R$ 1,5 mil disponível para saque, além de informações sobre como acessar o auxílio, se inscrever em consultorias e obter a segunda parcela do benefício.
Adicionalmente, a Caixa Econômica Federal também enviará notificações via “push” pelo aplicativo Caixa Tem, facilitando ainda mais o acesso às informações.
“Estamos focados em reerguer os microempreendedores individuais do Rio Grande do Sul e, por isso, buscamos várias alternativas para localizar todos aqueles que foram atingidos pelas enchentes. É importante que as pessoas saibam que essas ações são oficiais, realizadas pelo governo do Estado”, afirmou Sossella.
O programa MEI RS Calamidades faz parte do Plano Rio Grande, que se estrutura em três eixos principais de ação: ações emergenciais, ações de reconstrução e um projeto voltado para o futuro do Rio Grande do Sul. Essa iniciativa é uma resposta direta aos impactos das enchentes que afetaram diversas regiões do estado, buscando oferecer suporte e recuperação aos microempreendedores que enfrentaram desafios significativos.