Informações dão conta de que áreas da região Sul do estado poderão ter volumes de chuva acima de 300 milímetros nos próximos dias; para a região da Serra e Vale do Taquari, não há, até o momento, indicativo de enchentes

A nova semana que marca o início da primavera traz preocupações para o Rio Grande do Sul e áreas do norte do Uruguai, com previsão de chuvas excessivas a extremas. O cenário é de alagamentos, inundações e temporais frequentes, que devem afetar especialmente o Sul e o Oeste do estado.

Meteorologistas alertam que a instabilidade climática já se faz presente, com chuvas atingindo os pontos mais ao sul do estado. No entanto, a intensificação dos fenômenos será mais acentuada entre segunda e quinta-feira. Este será o maior episódio de chuvas desde as enchentes devastadoras que ocorreram no outono de 2024. Embora os volumes de precipitação desta vez sejam menores, a magnitude dos impactos ainda é motivo de preocupação.

Os acumulados de chuva nas áreas mais afetadas, especialmente no Oeste e no Sul do estado, podem ultrapassar os 100 milímetros, com alguns locais registrando entre 200 mm e 400 mm. Os rios das regiões ameaçadas, como Santa Maria, Ibirapuitã, Jaguarão e Quaraí, correm o risco de transbordar, gerando enchentes significativas.

Situação em Bento Gonçalves

Em Bento Gonçalves, a segunda-feira, 23, começou com céu nublado e a fumaça residual das queimadas que ocorreram na região. As temperaturas, que variam entre 19ºC e 30ºC, devem aumentar ao longo do dia, sem previsão de chuva. Na terça-feira, 24, o calor pode atingir até 32ºC, com uma possibilidade de garoa à noite.

Altos volumes de chuva em outras partes do RS acendem alerta para inundações

Com a previsão de chuvas intensas, a expectativa é de que tanto áreas urbanas quanto rurais enfrentem alagamentos. Açudes e pequenas barragens podem transbordar, e as comunidades no Sul do estado, em particular, estão em alerta máximo. As autoridades locais já estão se preparando para possíveis evacuações e apoio às vítimas de inundações.