Armamento

Sempre defendi aqui o direito de todos os cidadãos possuírem uma arma em casa. Seria colocar em dúvida a “facilidade” que marginais têm de chegar e entrar sem correr riscos. Mas, que fosse arma para defesa pessoal, em casa, com as devidas restrições, como a de somente ser vendida àqueles que provarem saber manusear uma arma e com estrutura psicológica “normal”. Mas, o que foi feito? Elaboraram leis que possibilitaram aos membros de CACS. Antes, para CAÇADORES (?) era até 30 armas, sendo 15 de uso restrito; até 1.000 munições por arma de uso restrito, por ano (15 mil/ano); até 5.000 munições por arma de uso permitido, por ano (75 mil/ano). Obviamente, um exagero.

Mas, têm mais…

E já os ATIRADORES DESPORTIVOS, antes, poderiam ter até 60 armas, sendo 30 de uso restrito; até 1.000 munições por arma de uso restrito, por ano (30 mil/ano); até 5.000 munições por arma de uso permitido, por ano (150 mil/ano) e até 20 kg de pólvora. Claro que com todas esse armamento, os “caçadores” e “atiradores desportivos” poderiam unir seus membros e declarar guerra ao Uruguai, Paraguai, etc. Mas, o pior de toda essa “liberalidade” foi o fato apurado pela polícia federal, que detectou membros de CACS vendendo armas para o crime, organizado ou não. Os CACS podem, agora, com a mudança da lei “liberal”, dispor de bem menos armamentos e munições.

Agora com fiscalização maior

A Polícia Federal e o Comando do Exército poderão autorizar, em caráter excepcional, a aquisição de até quatro armas de fogo de uso restrito e suas respectivas munições, no limite de até 6 mil cartuchos, por ano, para atiradores de nível 3, estes com melhor formação. Mas, a fiscalização da Polícia Federal e do Exército sendo mais atuante. Causa espécie, porém, o armamento AINDA permitido para “caçadores” (armas adquiridas com autorização do IBAMA). A pergunta que não quer calar surge imediatamente: “Mas, caçar o quê e onde?” Houve um tempo em que, sim, muitos caçavam, indo até para o exterior para dar seus “tirinhos” em animais. E agora? Muitos gostariam de saber essa resposta. Alguém sabe?

E mais congestionamentos…

A notícia que foi divulgada pela imprensa oficial, profissional (não por redes sociais) dá conta de que houve CACS que TREINARAM membros do PCC (Primeiro Comando da Capital, organização criminosa já de âmbito nacional) para ataques do denominado “Novo Cangaço”. Bah! Os CACS (clubes de Atiradores, Caçadores e Colecionadores) não eram somente clubes associativos de “divertimento”? Mais uma vez nos vêm o questionamento: “Será que nada, mesmo, é levado a sério, no Brasil?” Quando muitos dos que se autodenominam “de bem e do bem” farão jus a si próprios?

E agora, José?

O Brasil, definitivamente, não é para amadores. Os economistas e os que fazem previsões sobre o Brasil, não raramente, ficam sem ter o que dizer ou, como agora, afirmam, categoricamente, que… “MAS…”, porque se depararam com crescimento do PIB brasileiro de 1,4% no trimestre e com o índice oficial de inflação, o IPCA, negativo de 0,02%, redução de 0,40 pontos percentuais sobre julho. Alguns chegam até a proclamarem aos quatro ventos (Para agradar a QUEM, mesmo? Alguma conotação político-partidária nisso ou somente “profissionalismo?) que o Banco Central “autônomo” deverá promover aumento a Taxa SELIC.

Pois é, José!

Estamos vendo redução significativa no nível de empregos; crescimento do PIB, mesmo com os desastres climáticos que destroçaram o Rio Grande do Sul e inflação negativa em agosto, mas os “economistas” querem aumento dos juros, a SELIC, porque “a inflação tende a aumentar”, aliada aos gastos públicos. E, claro, políticos de carreira se aliam a eles, ignorando que estão “exigindo” verbas e mais verbas para “controlar os incêndios” e “reerguer o Rio Grande do Sul”.

Fazer o quê, mesmo?

Em nenhum momento, porém, esses “economistas” e políticos de plantão apontam QUAIS GASTOS devem ser contidos pelos governantes. NUNCA mostram QUANTO é gasto com o parlamento do qual fazem parte. Eliminação ou redução de verbas partidárias e eleitorais NUNCA entram na pauta e nos seus comentários. E jamais comentam, também, sobre os privilégios que, no Brasil, são “direitos adquiridos”. Mudar a Constituição sobre essas coisas, nadinha, mas mudar para tirar poderes que eles mesmos atribuíram aos outros poderes, (como qualquer país que tenha vergonha na cara atribui), está SEMPRE na pauta. Pobre Brasil!

Últimas

Primeira: O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves – CIC/BG – promove palestra-jantar com o tema “Demografia, cuidado e o futuro do trabalho”, com o superintendente do Sesi/RS, Juliano Colombo, no dia 30 de setembro, às 19h, na sede da entidade;

Segunda: O governo do Estado anuncia a redução do ICMS do azeite de 12% para 4% nas vendas dos produtores, quando for para fora do Estado. Aqui, no RS, continuará 12%. Resta saber se os consumidores dos outros Estados serão beneficiados com a redução do imposto. Particularmente, por larga experiência, duvido muito que tal ocorra;

Terceira: Interessante! Economista criticando o crescimento da dívida pública do Brasil, mas poucos, raros, comentam que OS JUROS que são pagos pelo absurdo percentual da TAXA SELIC são os grandes responsáveis por esse crescimento;

Quarta: A SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), que baliza a economia, desde empréstimos a investimentos, representa esmagadora maioria da dívida pública e os grandes credores “adoram” que ela fique em patamares absurdos – como agora, mais que o dobro da inflação e uma das, senão a mais alta do mundo. E não está “merecendo” críticas por parte de setores partidários e, mesmo, de economistas;

Quinta: Pior, tem sido “normal” ouvir-se comentários tipo “…a inflação de agosto foi 0,02% negativa, MAS…” e com projeções de aumento da Taxa SELIC. Por que será que políticos e economistas (de fácil identificação ideológica), fazem esse tipo de “previsão”, hein? Será porque querem “o bem do Brasil e do seu povo”?

Sexta: Há 20 dias das eleições, constata-se que tudo continua “fluindo” da mesma forma no trânsito do quadrilátero central. Bento tinha, há 30 anos, número de veículos 80% (no mínimo) inferior ao atual. Mas, o sistema viário é exatamente o mesmo, com algumas alterações pontuais e que em nada contribuem;

Sétima: Amanhã, dia 15, o GRÊMIO, um dos maiores clubes de futebol do mundo, completará 121 anos de gloriosa história. Parabéns, gremistas de todo o Planeta por comemorarem tão importante data. PARABÉNS, GRÊMIO FOOT-BALL PORTO-ALEGRENSE, mundialmente conhecido como o “IMORTAL TRICOLOR!