IDEB na região alcança 6,5 de desempenho nas séries iniciais, mas moradores relatam falta de atividades extracurriculares

O distrito de Tuiuty, localizado no interior de Bento Gonçalves, é uma região que mistura tradição, cultura e potencial econômico, com forte ligação à indústria vitivinícola. Tuiuty é um distrito que se destaca pela produção agrícola, especialmente no cultivo de parreiras, frutas, verduras e legumes. Possui diversas vinícolas e indústrias relacionadas à produção de vinho, um dos motores econômicos da região, como destaca o subprefeito, Tiago Coser: “O distrito se destaca pela produção de uvas. Nas comunidades localizadas próximas ao Rio das Antas, também é comum o cultivo de hortaliças e frutas (laranja, bergamota, tomate)”, conta.

Essa base agroindustrial contribui significativamente para a economia local, conforme evidencia o subprefeito. “O distrito, além de ser responsável por uma parcela da produção de uvas do município, possui potencialidades econômicas voltadas ao setor moveleiro, abrigando diversas empresas distribuídas ao longo dos dois distritos industriais aqui localizados”, comenta.

Potencialidades culturais, sociais, religiosas e turísticas

Coser destaca que o distrito de Tuiuty possui uma rica vida cultural e social. “Inaugurado em 2023, o Centro Cultural Tuiuty, por exemplo, oferece, anualmente, oficinas para o público infantil e adulto, fomentando a educação cultural e a criatividade, além de servir como um ponto de encontro para a comunidade e uma plataforma para eventos culturais, exposições e apresentações. A presença dos grupos de canto Coro Canarinhos de São Valentim, Coro Canzoni Belle, Coro Ricordare Vivere e Coro Florença, promovem o canto com identidade italiana. A dança também é destaque através do Grupo de Danças Fabemballare”, salienta.

Segundo a diretora da EEEF Ângelo Salton, Simone Balsanello, o turismo na região está em expansão, e as belezas naturais, aliadas à rica cultura do vinho, tornam o distrito um ponto com grande potencial turístico. Embora ainda esteja em fase de reestruturação devido a eventos climáticos recentes, o setor apresenta oportunidades para crescer. “O turismo está em expansão, estão se reorganizando perante os eventos climáticos. É uma região que tem muito potencial e muitas belezas naturais a explorar, é um setor que tem muito a crescer e melhorar”, aponta.

Educação e saúde

A educação no Distrito Tuiuty conta com quatro escolas, sendo três municipais e uma estadual. Não há muitos dados sobre o desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em Tuiuty. No entanto, a EEEF Ângelo Salton, uma das escolas do distrito, apresentou um IDEB de 6,5 nas séries iniciais, conforme informado pela diretora.

Apesar da qualidade do ensino, moradores como Lidiane Tomasi apontam a falta de atividades extracurriculares no distrito, como ginástica e futebol. “Se quisermos que nossos filhos façam qualquer atividade fora do básico de Ensino Fundamental da escola, temos que ter recursos para levar até a cidade”, frisa.

O distrito possui duas unidades básicas de saúde (UBS Tuiuty e UBS São Valentim). Ambas funcionam de segunda a sexta-feira e possuem atendimento médico, mediante agendamento e consultas de urgência, em dias da semana específicos.

Principais problemas do distrito

Entre os principais desafios de Tuiuty estão a falta de qualificação de mão de obra e serviços como lotérica, farmácia e academia.

O distrito vem passando por um crescimento nos últimos anos, com a instalação de diversas empresas. “Aqui temos vários empreendimentos, o que proporciona trabalho aos moradores que não são agricultores”, destaca Lidiane. Já Simone acredita que apesar de ter oferta de trabalho, principalmente no setor fabril, falta pessoas qualificadas para exercer a função.

Lidiane destaca algumas lacunas na oferta de serviços essenciais. “Falta creche para as crianças, tinha que ter, pois o distrito é grande, abrangendo de São Luiz das Antas até São Valentim”, comenta.

O transporte no distrito ainda é um desafio. Lidiane Tomasi menciona que os horários dos ônibus são reduzidos, o que dificulta o deslocamento dos moradores, especialmente para atividades e serviços na cidade. Além disso, as condições da BR-470, que ligam o distrito a outras áreas, foram prejudicadas pelos deslizamentos de terra. “Temos um desafio de recuperar nossa infraestrutura após os deslizamentos de maio. Estamos trabalhando para que isso aconteça o mais breve possível e possamos atender todas as comunidades. Já avançamos com a manutenção de estradas, auxílio para as famílias e outras ações”, explica Coser.

Infraestrutura

Além das fábricas e vinícolas, Tuiuty possui três mercados, casas agrícolas, duas agências de correios (Tuiuty e São Valentim), dois postos de combustíveis e pequenos empreendimentos da área da beleza e comércio de vestuário.

No entanto, na opinião de Lidiane, o distrito não cresceu como deveria. “Tuiuty em relação a outros distritos, ainda é mais atrasado, não desenvolveu muito comparando com Caminhos de Pedra e Vale dos Vinhedos. Parece que falta um incentivo público para a Rota do Vale do Rio das Antas. Tem muitas empresas e muito trabalho, mas lazer e turismo não cresceram muito”, aponta.

Segurança

Matheus Menegotto, morador do distrito, comenta que uma das preocupações dos habitantes é com a segurança, apesar de poucos casos de roubos e violência terem sido registrados. “Uma das preocupações é com a segurança, só tivemos alguns casos. Na minha empresa, que tem 24 anos de existência, só houve um roubo. O que é pouco comparando com outras regiões da cidade. Pelo distrito ser muito grande, uma das maiores preocupações é que se haja algum problema de segurança pública demore para vir a polícia”, pontua.

Coser afirma que a Brigada Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM) realizam ações de patrulhamento no prolongamento do distrito. “Além disso, Tuiuty conta com cercamento eletrônico, através de câmeras vinculadas aos órgãos de segurança, em diversos pontos”, ressalta.