O Governo Federal anunciou, na quarta-feira, 11, que chegou ao fim o período de funcionamento da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, também chamada de Ministério da Reconstrução. Após quatro meses de trabalho, a pasta, liderada pelo ministro Paulo Pimenta passa a ser chamada de Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, sendo extinta em 20 de dezembro deste ano.
A estrutura foi criada no dia 15 de maio, após o estado ser atingido severamente pelas inundações. Segundo Pimenta, na época, a pasta visava auxiliar prefeitos e secretários municipais a buscarem apoio em Brasília para ações de reconstrução de suas cidades.
Conforme o ministro, na chamada primeira fase dos trabalhos, a pasta informou que foram realizados cerca de 90 mil resgates em salvamento de pessoas, 15 mil em salvamento de animais, 40 mil homens entre civis e militares mobilizados. “Essas ações foram decisivas para que o número de óbitos que chegaram a estimar da casa de milhares não tenham ocorrido”, disse. Nesta quarta, Pimenta fará um balanço das ações do ministério. Ao seu lado estarão o ministro das Cidades, Jader Filho, e o titular da Casa Civil, Rui Costa, para anunciar as mudanças.
Foto: Ricardo Stuckert / PR / Reprodução