O calor, provocado por uma massa de ar quente, aliado a fumaça oriunda de queimadas na Amazônia, deve marcar a quarta-feira, 11, no Rio Grande do Sul. A sensação de abafamento é provocada por conta de uma corrente de vento nos baixos níveis da atmosfera, chamada tecnicamente de jato de baixos níveis, que acelera na direção do Estado. Como resultado a temperatura subirá muito e há expectativa de rajadas de vento o dia inteiro.

Nesta quarta, a temperatura deve oscilar ao redor de 30°C em vários municípios, inclusive na Serra Gaúcha. Em Bento Gonçalves, por exemplo, o dia será cinzento e de forte abafamento. Isso ocorre porque o mesmo vento que transporta o ar quente carrega a fumaça das grandes queimadas que ocorrem no Centro e Norte do continente na direção do Sul.

Na Capital do Vinho, a previsão é de que o calor aumente gradativamente, chegando ao seu pico durante o período da tarde. As temperaturas devem ficar entre 16ºC e 31ºC. Segundo a Metsul Meteorologia, durante a tarde o ar seco garante a presença do sol e o vento se encarrega de elevar rapidamente a temperatura com previsão de uma tarde escaldante para os padrões de setembro. O ar quente transporta mais fumaça para a região e favorece densa camada de fuligem e fumaça com expectativa de mais um dia de baixa qualidade do ar e céu cinzento em grande parte das regiões. 

Foto: Irena Kems Sias / Reprodução