Em um sábado marcado pela esperança e pela celebração da fé, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Faria Lemos, recebeu mais de 1,2 mil pessoas para a 8ª Jornada Diocesana da Juventude, a JTchêJ. O evento, no dia 31 de agosto, que trouxe jovens de diversas cidades da Serra Gaúcha, foi um momento de oração, formação e alegria, destacando-se como um símbolo de renovação para a comunidade local.
A jornada começou com uma performance especial da Orquestra de Sopros de Faria Lemos, composta por músicos da comunidade. Seguiu-se uma animação conduzida pela banda de grupos de jovens de Bento Gonçalves, que preparou o público para uma tarde de intensa espiritualidade e aprendizado.
A programação do evento incluiu momentos de oração e formação, abordando quatro temas relevantes para os participantes: autocuidado e saúde mental; a vivência cristã nas redes sociais, inspirado pelo beato Carlo Acutis; a evangelização através da dança; e a influência da fé no caminho profissional. Essas catequeses foram pensadas para estimular a reflexão e o crescimento pessoal e espiritual dos jovens.
A adoração ao Santíssimo Sacramento e a Missa de Envio foram os momentos centrais da JTchêJ, proporcionando uma profunda experiência de fé. A adoração foi conduzida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon, que destacou a importância do encontro para a formação espiritual dos jovens e a contribuição deles para a sociedade e a Igreja. “Nossa Diocese de Caxias do Sul, que está completando 90 anos de criação, quando faz um evento como esse é de suma importância porque os jovens também têm necessidade de se encontrar com outros jovens que fazem uma caminhada de fé”, afirmou Dom Gislon.
A Missa de Envio, presidida por Dom Darley José Kummer, bispo auxiliar de Porto Alegre e membro da Comissão Episcopal da Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), enfatizou a importância da Palavra de Cristo na vida dos jovens. Em sua homilia, Dom Darley encorajou os participantes a transformar a leitura da Bíblia em uma fé viva e a cultivar valores de amor e fraternidade. Ele também expressou solidariedade com a comunidade de Faria Lemos, que foi severamente afetada pelas chuvas em maio. “Vocês, Jovens, são a esperança, e, para essa comunidade que foi fortemente atingida pelas chuvas, devemos mostrar que não estão sós”, disse Dom Darley.
Para encerrar o dia, a celebração tomou um tom festivo com a animação do DJ Moisés Santos, que trouxe energia e entusiasmo ao evento com músicas católicas remixadas. A festa proporcionou um momento de descontração e confraternização entre os jovens, que dançaram e celebraram a união e a fé.
Chaiane Marcante, do grupo Juventude Scalabriniana (Juves), expressou sua alegria com a jornada. “Viver a JTchêJ é sempre muito bom porque a gente consegue encontrar muitos outros grupos, temos um momento de partilha muito interessante. O show foi incrível e é muito legal ver tantos jovens se movimentando para estar juntos em oração”, disse.
O padre Gustavo Predebon, assessor do Setor Juventude, avaliou o evento de forma positiva, destacando a importância do evento para a recuperação da esperança na comunidade de Faria Lemos após as dificuldades enfrentadas. “Dentro do que foi acontecendo este ano, as chuvas, as dúvidas, conseguimos fazer um bonito evento, que envolveu os jovens, que foi alegre e divertido. Também foi importante para a comunidade de Faria Lemos, para eles recuperarem a esperança em dias melhores”, concluiu.
Foto: Setor de Comunicação / Diocese de Caxias do Sul / Reprodução