*Roberto Cainelli Júnior
Vamos fazer um exercício: pare por um momento e reflita, você consegue se lembrar de como estava sua vida profissional, seu conhecimento , seu desenvolvimento, sua qualidade de vida a 20 anos atrás? Agora vamos comparar com hoje, o dia que você parou para ler esta coluna, onde está, o que mudou na sua vida, no seu trabalho, no seu desenvolvimento pessoal, na sua carreira, na sua família, na sua qualidade de vida? Creio que a resposta a essas perguntas seja uma mudança gritante, o tamanho da mudança nesse período de tempo é algo absurdamente expressivo, é quase uma transmutação.
Agora imagine que a 20 anos atrás você criou e desenvolveu um plano pessoal, onde envolveu técnicos das mais diversas áreas, médicos para avaliar sua saúde e traçarem um plano para a longevidade, educadores físicos para melhorarem seu corpo, mentores na área de educação para aprimorarem seu conhecimento, mentores na área de finanças para te tornarem mais próspero, psicólogos para te darem mais autoconhecimento, enfim que compilasse todos eles para que juntos pudessem criar um plano de desenvolvimento pessoal para seus próximos 20 anos, então onde estaria hoje?
Imagino que pensou nas grandes dimensões que poderia ter alcançado, e em resumo o Bento+20 é exatamente isso, um grupo de pessoas pensando no melhor caminho para a nossa cidade, planejando, trabalhando, zelando por ela. Para continuarmos a reflexão lembre da sua rua, do seu bairro, do seu trabalho, do trânsito, o quanto tudo isso mudou nessas últimas duas décadas, e pense em como irá mudar nas próximas duas, precisamos estar atentos a velocidade das mudanças econômicas e sociais globais, aprender novas habilidades ajustar estratégias tem se tornado tem se tornado não um diferencial mas algo essencial.
Hoje essa “equipe pessoal” de Bento Gonçalves que vai desde o básico como iluminação e infraestrutura básica, até projetos complexos como de mudanças viárias, blue zones, sistemas de blockchain na segurança e educação e outra áreas, trem flutuante hyperloop ligando Bento a capital gaúcha e etc, já possuímos um planejamento que permite antecipar desafios, sejam eles do crescimento populacional, das demandas por infraestrutura, transporte, habitação e serviços públicos, preservação ambiental e cultural, segurança e saúde EDUCAÇÃO, inovação e qualidade de vida dos seus moradores, entre outros tantos . Uma visão de longo prazo possibilita a criação de políticas e projetos que atendam essas necessidades futuras, promovendo uma cidade mais inclusiva , eficiente e resiliente às mudanças sociais, econômicas e climáticas. Tudo isso você pode conferir no grande plano, o Masterplan para Bento Gonçalves. Para terminar, uma frase de Antoine de Sair que diz: “Um objetivo sem um plano é apenas um sonho”.
*Presidente do Bento+20