O DEBATE SOBRE O RIO GRANDE DO SUL

O FÓRUM ESTADUAL DO COMÉRCIO, levado a efeito segunda-feira em POA, apontou como o planejamento e uma gestão eficiente podem ser o caminho para a recuperação do Estado. Participei, levando em conta também o convite pessoal que me foi feito pelo Presidente da Federação Varejista do RS, Ivonei Pioner, e seu Vice Marcos Carbone, de quem gosto a postura sóbria, focada e comprometida em favor de sua Federação e, por consequência, da classe do comércio varejista. O evento começou às 9 horas e foi concluído às 17 horas, em sua primeira etapa, seguida com jantar às 20 horas. Confesso que não consegui me mover, a não ser na pausa para o almoço, pois os temas apresentados exerceram magnetismo e profundidade com colocações fundamentadas. Desfilaram com seu saber, os Deputados Estaduais Delegada Nadine, Elton Weber, Felipe Camozzato, Guilherme Pasin, Patricia Alba e Rodrigo Lorenzoni, figuras públicas que estão se notabilizando de maneira especial no exercício de seus mandatos. Ouvimos também a notória Any Ortiz, Deputada Federal e deixamos de ouvir Marcel Van Hattem que não se fez presente, os dois dignificam a representação do Rio Grande na Câmara Federal. Figura pública, de grande notoriedade também, poderoso em seu saber, o Presidente da Federação dos Municípios – FAMURS, Prefeito do Município de BARRA DO RIO AZUL, um dos debatedores. Mas, me encantou também, de maneira especial, a Economista Maria Carolina Gullo, da UCS, com a apresentação impressionante de dados, decorrentes de estudos, análises e levantamentos da situação do RS, fato que me levou a fazer uma observação ao Presidente do CIC, Carlos Lazzari no sentido de que “ela deveria ser palestrante no CIC, tal o impactante conteúdo de suas colocações, do maior interesse das lideranças produtivas”.

A COLOCAÇÃO DO IVONEI

Diretoria da Federação Varejista do RS no I Fórum Estadual do Comércio: Marcos Carbone, vice-presidente; Ivonei Pioner, presidente; e Ricardo Bartz, diretor de crescimento e expansão. Registrar é importante para demonstrar a mobilização das Lideranças empresariais em favor da recuperação do RS

Ao iniciar o encontro o Presidente faz pronunciamento se reportando as enchentes, “de gravidade ímpar, vidas foram perdidas, perdas irreparáveis, incontáveis, negócios fechados, empregos extintos, economia colapsando e ainda se ressentindo dos efeitos, dado o impacto devastador com 34 mil estabelecimentos, de comércio, indústria, serviços sendo atingidos, com perda de negócios e prejuízos que atingiram 10 bilhões de reais, deixando uma conta dificílima de pagar”. Disse ainda o Presidente que “temos que encontrar caminhos de forma continuada que nos permitem reconstruir o estado, seu comércio, indústria, turismo, principalmente”. “Essa dificuldade extrema serviu para dar ênfase a solidariedade, a união de esforços, e ao poder de transformação. Por isso a Federação criou o REERGUE RIO GRANDE, que materializa todo esse sentimento”, concluiu.

FRASES DE EFEITO

  • Existe uma bagunça no Federalismo Nacional.
  • O Brasil está esquecendo de nossa dor.
  • Renovação de urgências e emergências do Governo Federal é injustificável.
  • O projeto de Lei 145/2024, contempla o desassoreamento, que significa a limpeza de rios e mananciais híbridos atingidos, bandeira na atuação do Deputado Pasin.
  • Solicitada a Comissão Especial de Desenvolvimento do RS.
  • Ou nos unimos ou não garantimos o futuro para o nosso estado.
  • Conta da Reforma Tributária, embora necessária, vai ser salgada.
  • Dois milhões novecentas e trinta e oito mil pessoas foram afetadas e 2.771 ainda estão em abrigos.
  • Quatrocentos e setenta e oito municípios foram atingidos. Serão necessários três mandatos de Governador para cuidar da recuperação do estado com o enfrentamento das consequências sociais, econômicas e ambientais, que englobou escolas, pontes, rodovias, habitação e prédios públicos.
  • Setecentas mil empresas são conduzidas pelas mulheres e um milhão pelos homens. Das mulheres 49% são chefes de família.
  • 24% das mulheres sofreram preconceito e 42% sabem de outra que já foi discriminada.
  • Não existe dinheiro público, existe dinheiro de pagador de impostos.
  • Tragédia causou prejuízos de 3,2 bilhões ao varejo do RS, e o prejuízo ao turismo foi de 118 milhões só num mês.
  • O setor produtivo é muito cordial.

PRESENÇA DO GOVERNADOR

Governador Leite prestigiou o evento. Chegou com um semblante cansado, acompanhado de seu esquadrão precursor de Deputados e Secretários. Em seu pronunciamento falou dos desafios a serem abraçados, continuadamente, serão preciso três gestões no governo do estado, pelo governo em parceria com a sociedade civil. “Precisa de dinheiro, enfrentar a burocracia, as regras fiscais, e a falta de pessoal técnico”, disse. O Governador em meio a luta pela recuperação do Rio Grande tem sofrido contestações em sua forma de gerir o estado, no entanto chama a atenção o fato de todos os seus projetos, inclusive o aumento de salários e reestruturação do funcionalismo, terem sido aprovados pela Assembleia Legislativa. O principal foco do Governador, no momento, é a renegociação da dívida do Estado com a União, que atinge o montante hoje de 100 bilhões de reais, acumulando juros sobre juros, “uma dívida impagável e que torna o governo inviável”, reclama o Governador.

CONCLUSÃO

Meu avô sempre dizia que “o homem só para de aprender quando morre”, aprendi muito no primeiro simpósio da Federação Varejista que está sendo conduzida democraticamente a várias mãos com especial destaque para o Presidente IVONEI, o VICE MARCOS CARBONE e a Diretora de Relações Institucionais, Clarice Strassgurguer, e pelo Ricardo Bartz, Diretor de Crescimento e Expansão.

CURTAS E PODEROSAS

  • Começou a campanha eleitoral, vamos ver o que vai acontecer com a situação, que se diz tranquila, e a oposição, se mobilizando para derrotar o que classifica de “SISTEMA”.
  • Nesta sexta-feira, o UNIDOS POR BENTO inaugurou a passagem fluvial na linha Zemith; neste final de semana o CDL da continuidade ao prestigiado ARMAZÉM DAS PONTAS, no Bairro Maria Goretti; na segunda, abertura da EXPOAGAS 2024, com palestrantes de notoriedade nacional.
  • LULA defende novas eleições na Venezuela, Governo Maduro não aceita sugestão. Oposição, que se considera eleita, também não. O povo ocupa as ruas da capital em constante protesto, enquanto os Estados Unidos está propondo a renuncia do Presidente em troca da anistia política e asilo. Alguém tem dúvida de que as eleições foram fraudadas? O mundo inteiro acha que sim, se houver conflito vai haver bagunça mundial.
  • Brasil é um dos destinos mais procurados para exames e cirurgias.
  • Enquanto todo mundo está na expectativa de saber porque o avião da Voepass caiu, no Mato Grosso, onde tudo acontece, um pequeno avião caiu na zona rural matando empresário e avô, seus dois netos, além do piloto e um Diretor da empresa do avô. Enquanto em Caxias e Porto Alegre qualquer nevoeiro ou mau tempo fazem os aviões voltar para São Paulo ou Florianópolis o avião da VOEPASS voou durante dez minutos em meio a nuvens de gelo, é o que se sabe até agora. Mas há muitas afirmações também sobre os constantes defeitos e manutenções reparatórias na aeronave que caiu.
  • Sabem aquela criança que foi encontrada morta num container de lixo em Porto Alegre? Pois a mãe confessou que dopava a filha, a polícia está investigando a possibilidade de ela ter matado. Pobres crianças! Maledetas de mães desnaturadas.
  • Idosa perdeu 90 mil reais por cair em golpe de quadrilha que dizia vender BITCOINS. Bota o dinheiro na poupança, Senhora!
  • Primeira mulher com mais de 40 anos a ser classificada para o Miss Universo Brasil, é mãe de gêmeas. Em qualquer circunstância e em qualquer idade, elas estão poderosas!
  • Mãe denunciou que a filha de 4 anos foi estuprada em Hospital antes de morrer por apêndice aguda. Polícia investiga se o preso fez outras vítimas. Isto em Goiânia.
  • Poderoso o encontro levado a efeito quinta-feira no CIC e promovido pela ASCON sob o tema MAPA ECONÔMICO DO RS como participantes, no PAINEL, os empresários CLÓVIS TRAMONTINA, GELSI THUMS (Cooperativa Santa Clara) e DANIEL PANIZZI (Presidente UVIBRA).
  • MAHRA AL-MAKTOUM, princesa de DUBAI, se divorciou do marido através de comunicado em rede social. Ela é filha de um SHEIK MOHAMMED, atual primeiro ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes, além de ser o emir de Dubai. Pouca coisa não é? Vai ver que o marido, demitido pela rede social, embora seja SHEIK vai se meter com o pai da Princesa! Por outro lado, se essa moda de divorcio com comunicado pela rede social pega vai ser o “caos”.