O GIRO DA ECONOMIA
A FIERGS, FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS, que até esses dias estava no ostracismo e mergulhada em contestações, parece que se agiganta com novas propostas. Fortaleceu-se internamente, contratou um CEO, espécie de Presidente Executivo, encaminha a contratação de Consultorias Especializadas que projetem as reformulações necessárias, o rumo e os objetivos da entidade num novo patamar. Afinal, tem na sua liderança máxima a força da Serra, especialmente nas pessoas Maristela Longhi e Clóvis Tramontina. Dentro deste contexto, o empresário Juarez Piva, que também é Diretor da Entidade, deverá assumir o SENAI de Bento, em cuja frente vi, esta semana, três ônibus de outros municípios ali estacionados na espera de alunos. Na saída das aulas é um espetáculo se ver a juventude saindo dos bancos escolares da Instituição. O SESI, com seu EJA em busca de plenitude, projeta construir, onde hoje é sua rede recreativa, na FENAVINHO, novo e grandioso estabelecimento educacional.
Por aqui, esta semana, fizemos uma visita ao Presidente do Centro da Indústria e Comércio, Carlos Lazzari. Após a busca da consolidação da harmonia das relações na Entidade, houveram muitas retaliações, parte o Presidente para contatos individuais com empresários no sentido de cativá-los a uma maior participação em torno da vida da Entidade. Na visão de Lazzari, EXPOBENTO e FENAVINHO estão consolidadas e devem caminhar com autonomia em relação ao CIC, seu “patrono”, com os industriais do VINHO presidindo o evento, no que concordo plenamente, não só por eles, nem pelo setor, mas por Bento e nossa tradição vitivinícola. Lazzari inclusive quer impor a atuação da Entidade novas diretrizes e objetivos voltados ao desenvolvimento industrial, ao comércio, a inovação e qualificação caminhando, é intenção, em consonância com o Executivo e, em direção ao BENTO+20.
O SETOR MOVELEIRO
O setor moveleiro, onde reside o nosso maior PIB, bomba com sua FIMMA e MOVELSUL e, apesar de todos os contratempos, de janeiro pra cá acumulou um superavit de empregos, 57 postos de trabalho a mais do que as demissões isso em Bento, leve-se em conta que o saldo acumulado no Estado nesse período é altamente negativo. Ouve-se que o SINDIMÓVEIS está tendo certa dificuldade para encontrar sucessor para GISELE DALLA COSTA, atual Presidente que estaria irredutível, não vai permanecer no comando da Entidade. Contrasta o SINDIMÓVEIS com a MOVERGS, esta Entidade Maior do setor moveleiro, presidida pelo extrovertido e proativo empresário da MULTIMÓVEIS, EUCLIDES LONGHI.
A VITIVINICULTURA
O setor vitivinícola, este sim “le mal chapa”, diria o vecchio Trivilin, enfrenta, em meio a divisões e contradições, o fantasma da Reforma Tributária que ao invés de considerar o vinho como alimento o classifica como bebida alcoólica. E, como se a falsificação de vinhos importados, paralela à invasão “arrasa quarteirão”, esta semana revelou-se falsificação em nossa própria casa, mais uma notícia negativa de Bento lá pra fora, abalando inclusive a estrutura de nosso enoturismo. Menos mal que estamos consolidando o conceito da produção de excelentes vinhos e espumantes que, embora caros, pela alta tributação inclusive, consolidam posição no mercado.
A CLASSE TRABALHADORA
No frigir dos ovos, em relação a situação do estado, estamos bem aqui em Bento, dedução inclusive respaldada no fato de as Entidades que representam os trabalhadores estarem quietas, previdentes, com ação moderada diante da situação delicada, dedicando-se muito a assistir os associados e menos a reivindicar. Mesmo que LULA reforce o caixa dos Sindicatos, como pretende com a volta da contribuição sindical obrigatória e não mais voluntária, a classe dos trabalhadores mira a manutenção dos empregos, diante da situação delicada de nossa economia e contradições políticas de toda ordem, o que confunde e mergulha em medo o trabalhador que, na essência, quer seu emprego, alimentos, saúde e estudos para sua família. SAÚDE e QUALIDADE DE VIDA, esse é o binômio que “sufoca” o trabalhador. A constatação de ver que “quem tem mais dinheiro vive mais e melhor”, e também de ver que os filhos não se desenvolvem em meio a escola integral, no saber e cuidado de creches, nem em meio a áreas verdes, praças, ciclovias, parques, essas coisas que trazem saúde mental, angustiam as famílias e distanciam as classes sociais.
CARÊNCIAS DO ESTADO
O estado tenta se recuperar, o nosso transporte aéreo está reduzido 25%; o empreendedorismo sofreu um baque em sua estrutura de sustentação; as empresas estão ainda carecendo de recursos financeiros a baixo custo, o que veio é pouco; temos muitos desabrigados; os planos habitacionais de amparo custam a se consolidar; as rodovias estão em reconstrução demorada e penosa. São poucos para trabalhar em favor do reerguimento do RS, que parece ser um carro em que não basta o motor para tracioná-lo, é preciso mais gente altruísta para empurrá-lo e tirá-lo do atoleiro. Até os homens do campo, cerca de três mil deles, com cerca de 400 tratores invadiram o Centro Urbano de Porto Alegre, reclamando que a MEDIDA PROVISÓRIA de socorro não foi suficiente para a sustentabilidade do campo e sua produção. O Estado não consegue dormir, é muita insônia diante dos problemas de toda ordem e do barulho que produzem. MOSTREMOS AMOR, CONSTÂNCIA, NESTA ÍMPIA E INJUSTA GUERRA! PRECISAMOS DE MAIS FAÇANHAS!
INOVA BENTO
É preciso sempre reconhecer os avanços do CIC. Levar CÉSAR CINI para falar a mais de 100 jovens, pelo INOVA BENTO, foi um diferencial para esse poder jovem que brota forte e sábio e, diante de quem nossas lideranças tem que dar suporte para a sustentabilidade do empreendedorismo e também para que isso aconteça, ou em Bento, ou no Estado, ou no país, não lá fora nas “Austrálias da vida”. César foi didático, cordial, usou a linguagem dos jovens, apontou caminhos, entusiasmou, semeou segurança. Que bom ter estado presente, todos sob a liderança maior do Presidente do CIC, Carlos Lazzari.
CURTAS E PODEROSAS
- LULA não consegue que seu amigo MADURO, Presidente reeleito, de forma suspeita, da Venezuela, mostre que a eleição foi democrática.
- A MOBLY comprou o controle da TOK&STOK, e virou gigante no mercado de móveis. “Fusão não é abraço de afogados”, disse o Diretor da compradora. Então tá!
- Atenção, Senhores Pais. O americano Jonathan Haidt, em publicação inclusive lançada no Brasil, afirmou que uma grande reformulação da infância nas últimas décadas provocou “uma epidemia de transtornos mentais entre os mais jovens” em razão de “crianças e jovens com menos brincar livre e uma superproteção das interações digitais”.
- Foi sancionada lei que obriga o SUS a fornecer bengala para os cegos. Tem Políticos e Governantes que são cegos e fazem do povo suas bengalas. Atente porque “o pior dos cegos é aquele que não quer ver”.
- O ex-Presidente da Argentina, Alberto Fernández, agrediu a mulher. Ela o denunciou mostrando os hematomas e dizendo que ele a agrediu por 3 dias. “Até tu Brutus”? Violência doméstica não tem nível social.
- Pressionada por gasolina e passagens, inflação em julho atingiu 4,5% e encostou no teto da meta.
- Não é que, em GRAVATAÍ, vão inaugurar, para LUCIFER, uma estátua de 5 metros de altura? Segundo mestre de ordem religiosa “Lucifer é o portador de luz”. Então, o LUCIFER não é o DEMO? Capaz!
- Corpo de criança de 9 anos foi encontrado dentro de container de lixo por um reciclador em GUAÍBA. A mãe da criança disse que ela foi dormir sem se preocupar pois a filha costumava “sair à noite por aí”. A que ponto chega o ser “humano”?
- Tinha que ser brasileiro, “honrando” nossa má fama lá fora. Homem foi preso e condenado em PARIS por vender MEDALHAS FALSAS DA OLIMPÍADA.
- Jovem mulher TRANS, de 20 anos, procurou “esteticista” em Santa Cruz para fazer “correções” estéticas com silicone. Mas o silicone aplicado foi o industrial, aquele de vedar, inclusive esquadrias. A mulher morreu e a falsa Dermato foi condenada, nesta quinta, a 7 anos de prisão em regime semi aberto. Não é uma pena benevolente?
- Só em Porto Alegre, em 2023, mais de mil recém-nascidos não receberam o nome do pai no registro de nascimento. Como eu sempre disse “as crianças é que pagam a conta”. Como diz Julio Inglesias numa de suas belíssimas canções: “ninguém escolhe o seu destino quando nasce…”.
- Rapaz veio ao SISTEMA S fazer entrevista de emprego dizendo que “não trabalharia aos sábados” por ser evangélico. Em Bagé, o homem mais tatuado do Brasil vai remover as tatuagens porque se tornou evangélico. Só para registrar.
- Assistam “UMA PROVA DE CORAGEM”, no PRIME VÍDEOS.