É BOM CONHECER BENTO!
Esse estranho título do tópico tem razão de ser, certamente. Bento Gonçalves já superou os 120 mil habitantes, sabe-se, mas, quantos, mesmo conhecem o município? Confesso que eu sempre pensei ser um os privilegiados que “conhecem Bento Gonçalves”. Pensava! Sim, pois no final da semana passada, a convite de “Bento Pura Inspiração”, “Convention Bureau”, “Comtur” (Conselho Municipal de Turismo” e Segh (Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria), membros da imprensa de Bento Gonçalves tiveram uma programação de visitas a pontos turísticos do município. Das 7h45min de sábado, 27, até às 10 h de domingo, 28, nos proporcionaram a visitação aos principais locais turísticos.
VALE A PENA!
Tenho por hábito circular pelo município frequentemente, mas não sabia que tínhamos tantos atrativos turísticos, dignos de visitação e que podem, sim, orgulhar os bento-gonçalvenses. Ao mesmo tempo em que agradeço, reconhecido, a todos os que nos proporcionaram tão fantástica experiência e recepção, faço o convite: CONHEÇA BENTO GONÇALVES. E se você mora aqui, tem um motivo a mais. Temos restaurantes para todos os gostos, atrações naturais, passeios de encher os olhos. Conheça Bento! Vale a pena!
E A TAXA SELIC, HEIN?
E o Banco Central manteve a taxa SELIC, que baliza os juros, no patamar de 10,5% a.a. Só que, agora, com possível viés de baixa na próxima reunião do COPOM – Comitê de Política Monetária. Claro que essa posição é nefasta para os interesses da população brasileira. Mas, o que chamou a atenção foram as manifestações de entidades empresariais. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC – APROVA a decisão do COPOM e diz que “o aperto monetário retrai o setor produtivo, mas entende que a INFLAÇÃO o exige, afirmando que a alta das vendas no varejo, renda elevada, queda no desemprego e cenário fiscal seguem ameaçando dos preços…”. Bah!!
E HÁ DIVERGÊNCIAS!
Já a Confederação Nacional da Indústria – CNI -, disse que “…a decisão do COPOM, mantendo os 10,5%, é preocupante porque penaliza os mais pobres”. Defendeu que a SELIC volte a ser REDUZIDA o quanto antes, “…para baratear o crédito a empresas e consumidores”. Interessante é que a população, com mais de 95% desconhecendo a economia, o economês e só sofrendo suas consequências, no fundo, no fundo mesmo, é a “convidada” a pagar essa conta.
QUER ENTENDER? ESQUEÇA!
Interessante, também, é que agora a queda no desemprego e o aumento na renda média dos trabalhadores é “ruim para a economia e para a inflação e, por isso, é preciso que a taxa SELIC seja mantida elevada”. Estão nos chamando de “burros”? Não, claro, é apenas a politicanalhada praticando seu esporte favorito: Ser contra ou a favor, dane-se o resto. Simples assim! Enquanto isso, os estrangeiros que detém 40% da dívida pública brasileira, estão “amando de paixão” os 10,5% que estão ganhando do povo brasileiro, bem como os demais 60 % “rentistas” – incluindo-se pessoas físicas e “outros” que usufruem das benesses proporcionadas pelo tal de “mercado”. Contestações para o meu e-mail acima, ok?
“TAXA DAS BLUSINHAS?”
A facilidade com que se deturpam FATOS nesse Brasil do império das redes sociais, blogs, influenciadores, opinadores e coisas do gênero – tipo politicagem rasteira, por exemplo – beira o deboche. Qualquer pessoa, mesmo de mediana inteligência, sabe que a carga tributária paga pelos brasileiros (E APENAS RECOLHIDA pelas empresas) supera 33%. Sabe, também, que ela era de 24% até o governo fhc e ele a catapultou aos patamares atuais, mantida pelos governos que o sucederam (Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro).
TÊM QUE PAGAR IMPOSTOS
Mas, claro que até os pardais da Praça Dr. Tacchini sabem que VENDER sem pagar impostos é CONCORRÊNCIA DESLEAL e causa desemprego. E esses pardais sabem, também, que OS EMPRESÁRIOS PEDIRAM ao Congresso Nacional que criasse lei para TRIBUTAR as compras feitas em sites do exterior, também as de menos de US$ 50,00. Agora pagam ICMS de 17% estadual e 20% de importação federal. Voltou a “quase” normalidade. Sim, “quase” porque as empresas brasileiras recolhem muito mais que isso.
Últimas
Primeira: Pesquisa aponta que a maioria da população quer punição severa àqueles que usarem fake news (noticiais, informações, acusações falsas, etc.) nas campanhas eleitorais. Só nas campanhas? O uso dessas patifarias deve ser punido em qualquer circunstância, obviamente;
Segunda: Ainda sobre a taxa SELIC, o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo – FIESP – criticou a manutenção dos 10,5% e criticou o presidente do Banco Central, que usou camisa de político em eleições e aceitou “homenagem” de outro político, dizendo que “se acabarem com a autonomia do Banco Central será por culpa dele” …Forte essa, hein?
Terceira: Essa notícia sobre a FIESP e o presidente do Banco Central pode ser lida na página 14 da edição do jornal O Globo do dia 31 de julho, completa. Mas, certamente, não há o porquê de se duvidar dela, pois foram muitos meios de comunicação a darem a notícia;
Quarta: Interessante: antes era absolutamente necessário AUMENTAR o ICMS do Estado para poder “cumprir” o Orçamento. Agora, mesmo depois de conceder aumentos a setores do funcionalismo – e outros setores também exigirão – é dito que “não se falará mais em aumento do ICMS”;
Quinta: Da séria “perguntar não ofende”: E o aeroporto de Bento Gonçalves está sendo utilizado? Para as finalidades previstas nos investimentos efetuados? Tanto se fala em aeroportos ultimamente que essa curiosidade surgiu por aqui;
Sexta: Abriu nesta sexta-feira, 2, o 12º POLENTAÇO de Monte Belo do Sul, com grandes atrações, dentre elas o “tombo” de duas polentas gigantescas – mais de 800 kg – cada uma, hoje, às 16h45min e outro amanhã, às 14h30min;
Sétima: E também amanhã, às 14h45min, o show de THAINÁ & THAIRINE, da Família Azzolini, será a atração imperdível do POLENTAÇO. Quem não conhece Thainá & Thairine tem obrigação de conhecer. Elas são fantásticas! As “Rouxinóis de Francisco Beltrão-PR”, mas gaúchas por tradição, merecem a fama que têm. Imperdível!
Oitava: E seguem os ataques pessoais pelas redes sociais. AINDA há os que acreditam que podem ofender a que quiserem, no mundo político ou não, sem serem punidos.
Nona: Os colorados estão abatidos pela terceira eliminação de competições em 2024 e os gremistas querem ver o Grêmio longe da zona de rebaixamento do Brasileirão. Que fase da dupla, hein?