Equipes derrotaram na final o Aston Villa e o Progresso, respectivamente, nas categorias Livre e Veteranos

No domingo, 28, o Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos foi palco das emocionantes finais da Taça Fenavinho – Copa Bento 2024. As equipes competiram nas categorias Livre e Veteranos, definindo os campeões da tradicional competição amadora de Bento Gonçalves. Com um desempenho avassalador, o Verissimo de Matos conquistou o título inédito na categoria Livre ao vencer o Aston Villa por 4 a 1. Já na categoria Veteranos, o Fim de Carreira superou o Progresso por 2 a 0, sagrando-se campeão.

Verissimo de Matos brilha na final livre

O Verissimo de Matos dominou a partida contra o Aston Villa desde o início. O marcador foi inaugurado por Vigo, que balançou as redes ao bater na saída do goleiro adversário. Apesar das tentativas de reação do Aston Villa, as defesas precisas do goleiro Will, um dos destaques do jogo, mantiveram a vantagem para o Verissimo.

Na segunda etapa, a equipe ampliou a vantagem. Roger marcou o segundo gol após aproveitar o rebote de uma cobrança de pênalti de Pedrada. Jones, em cobrança de falta, fez o terceiro, e um gol contra do Aston Villa aumentou ainda mais o placar. O Aston Villa conseguiu fazer seu gol de honra com Negão, em cobrança de falta, mas não foi suficiente para evitar a derrota por 4 a 1.

Michel Costa da Silva, treinador do Verissimo de Matos, comemorou a conquista e destacou a importância da vitória para a comunidade. “É muito gratificante esse triunfo. Ano passado chegamos até a semifinal e a perder doeu muito. Aprendemos com a derrota e, este ano, a comunidade de Verissimo de Matos sofreu muito com as enchentes. Pessoas perderam tudo, nosso presidente teve que sair de dentro de casa. Mesmo assim, não desistiram do time e a comunidade merece muito este título,” afirmou.
Este foi um título inédito para a sala de troféus do clube. Silva entende que com essa conquista o time sobe de patamar. “Essa conquista, inédita. É sempre é bom ser campeão, eleva o animo da nossa equipe no cenário municipal, agora, vamos seguir trabalhando com a mesma humildade de sempre e seguir em frente porque o veríssimo veio para ficar”, declara.

A vitória é um símbolo de resiliência e união e, que enfrentou adversidades ao longo do ano. O clube, fundado em 2012 por Leonardo Silveira, Leandro Silveira e Sedenil Juliano Silveira, nasceu com o propósito de representar a comunidade de Verissimo de Matos em competições locais. Mesmo sem sede própria, a equipe utiliza o campo do Grêmio de Tuiutí para seus jogos e se mantém ativa através de patrocínios e eventos comunitários.

Com um elenco de 40 jogadores e uma diretoria dedicada, o Verissimo de Matos já olha para o futuro com otimismo. “Estamos na semifinal do Colonial de Futsal e vamos disputar a Liga BG, além de representar Bento Gonçalves na Copa RS,” revelou Silva. A comunidade, sempre presente e apoiando o time em todas as condições, continua sendo a força motriz por trás do sucesso do clube.

Ao apito final, a torcida do time campeão invadiu o campo para celebrar a vitória histórica. A alegria e o orgulho eram evidentes em cada rosto, refletindo o espírito de uma comunidade unida e apaixonada pelo futebol. “Nossa torcida deu um show durante os 90 minutos. Quando fizemos o quarto gol, eles já estavam no alambrado esperando o juiz acabar o jogo para abrir os portões e fazer a festa. Foi uma linda celebração,” disse Silva.

Fim de Carreira saiu vitorioso

Na categoria Veteranos, o Fim de Carreira demonstrou sua superioridade ao vencer o Progresso por 2 a 0, em uma partida marcada por tensão e equilíbrio. Os gols saíram somente no segundo tempo, quando Eder Lima acertou um belo chute no ângulo do goleiro adversário para abrir o placar. Em seguida, Juliano completou um contra-ataque fulminante, decretando a vitória e garantindo o título para o Fim de Carreira. O Ouro Verde ficou com a terceira colocação na categoria.
O presidente e treinador do Fim de Carreira, Eduardo Ariotti, expressa seu orgulho pela conquista: “Me sinto muito feliz e orgulhoso. São seis anos na presidência, e alcançamos 24 conquistas nesse período. O principal desafio foi reformular o plantel após a saída de 12 atletas e do treinador no ano passado, mas superamos isso com muito comprometimento”, diz.

Além da conquista, o clube, esse ano, foi vice-campeão no maior torneio de Nova Prata na categoria veteranos de salão e se sagraram campeões do torneio dos master 50 anos do Santa Helena. “Ainda temos o Citadino Veterano e o Master onde somos os atuais campeões da cidade e mais a Copa Integração de Farroupilha para participar, no ano passado, fomos vice”, declara Ariotti.
O Fim de Carreira, fundado em 1992, tem uma história rica e uma trajetória de sucesso no futebol amador. A equipe, que hoje conta com cerca de 50 jogadores, foi inicialmente organizada por Fernando Ariotti, Miguel Ian e Arcebidio Cardoso. Eduardo Ariotti, junto com Odair José Fra, assumiu a direção e levou o time a inúmeras vitórias.

O nome “Fim de Carreira” surgiu de uma brincadeira entre os jogadores, que se referiam ao fato de estarem chegando ao fim de suas carreiras no futebol. A equipe atualmente, tem sede em Pinto Bandeira, em parceria com o Clube Rosário, e continua a disputar competições importantes, incluindo a Copa RS, onde representarão Bento Gonçalves no próximo ano.

Ariotti destacou a importância da união e do apoio da comunidade: “Fazer futebol hoje em dia é complicado. São poucos que ajudam. Agradeço aos torcedores, jogadores, comissão e familiares que sempre nos incentivam. Isso é nossa maior conquista, ver as famílias juntas e reunidas”, finaliza.