A Cooperativa Vinícola Aurora anunciou, nesta quarta-feira, 5 de junho, o adiamento da 7ª edição do Vitis Aurora para o ano que vem, em decorrência da situação de calamidade pública que assola o Rio Grande do Sul. O evento, voltado ao setor vitivinícola, estava programado para ocorrer nos dias 6, 7 e 8 de maio na unidade da empresa em Pinto Bandeira, mas foi reagendado em virtude da maior catástrofe climática da história do estado.
O Vitis Aurora é um evento de grande relevância para o setor, reunindo expositores, startups, além de promover palestras e mesas-redondas, em três dias de intensa programação. Aberta ao público, a feira proporciona acesso gratuito a todo o circuito pensado de acordo com os ciclos da videira, desde a dormência até o período de colheita.
O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, enfatizou a solidariedade da empresa às pessoas afetadas em todas as regiões gaúchas. Ele ressaltou que o adiamento do evento está alinhado ao foco dos setores público e privado no atendimento às necessidades prioritárias da população, desde itens básicos de sobrevivência até o restabelecimento da infraestrutura. “É uma decisão que leva em conta esse momento triste para o nosso Estado, mas que já vislumbra um cenário de reconstrução para os próximos meses. Temos o conhecimento de muitos produtores que tiveram seus parreirais destruídos, que estão sem acessos para suas casas, em diversos municípios. Nós estamos priorizando o apoio às pessoas e, por isso, já tomamos a iniciativa de reagendar o Vitis Aurora para 2025”, destaca.
No último mês, a Aurora já havia anunciado que o evento não seria realizado na data prevista, em meio às adversidades enfrentadas pelo estado.
Foto: Cooperativa Vinícola Aurora / Reprodução