A nova ponte que vai ligar os municípios de Caxias do Sul e Nova Petrópolis, na BR-116, terá um custo de R$ 31 milhões, conforma informações divulgadas nesta sexta-feira, 31, após licitação realizada para escolher a empresa responsável pela obra. A estrutura sobre o Rio Caí será feita pela construtora Cidade. O certame foi disputado por quatro empresas.
Agora, a escolhida na licitação terá de realizar a demolição e a reconstrução da ponte em um prazo máximo de oito meses.
A ponte antiga, localizada no km 174 da rodovia, encontra-se interditada desde o dia 12 de maio, quando um dos pilares centrais da estrutura foi danificado pela força das águas do Rio Caí, levando à ruptura da pista. A fim de evitar maiores transtornos à população, o Exército Brasileiro se encarregará de instalar uma ponte provisória no local até a conclusão da nova estrutura.
De acordo com as autoridades responsáveis, a expectativa é que o tráfego provisório seja liberado até o fim do mês de junho. A ponte temporária será construída em um desvio da BR-116, entre Vila Cristina e São José do Caí, e terá uma via única com aproximadamente 60 metros de comprimento.
Além da demolição da ponte antiga e da construção da nova estrutura, a construtora vencedora do contrato também será encarregada de elaborar o projeto executivo da nova ponte. A assinatura do contrato e a ordem de início das obras devem ocorrer já na semana que vem.