O vice-presidente da República e ministro da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, revelou durante uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira, 27, em Caxias do Sul, que uma linha de crédito no valor de R$ 15 bilhões está prestes a ser disponibilizada para as grandes empresas afetadas pela recente catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul.
Alckmin afirmou que a definição sobre a medida deve ocorrer ainda hoje, em reunião entre o presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Essa assistência financeira será intermediada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “O presidente vai definir com o ministro da Fazenda, está praticamente elaborada a medida provisória e deve definir a questão desse crédito para as grandes empresas. Será anunciado entre hoje e amanhã”, disse.
Durante a coletiva, o vice-presidente também fez um breve balanço das ações em andamento para auxiliar o setor diante das fortes chuvas na região. “Foram liberados recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), juros zero na rede de bancos públicos, e também nas cooperativas”, explica. Ele ainda ressaltou que o próximo passo inclui a extensão do apoio às cooperativas de crédito, permitindo que também participem dos programas de auxílio financeiro anunciados pelo governo.
Foto: Joaquim Moura / MR