O desembargador Voltaire de Lima Moraes, empossado na quarta-feira, 22, para assumir a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), tranquilizou a população, na quarta-feira, 22, ao afirmar que as eleições municipais no Rio Grande do Sul serão realizadas conforme previsto para o mês de outubro. A declaração vem em meio a preocupações levantadas após a tragédia climática que atingiu mais de 460 municípios do estado, especialmente nas regiões do Vale do Taquari e da Região Metropolitana de Porto Alegre.
O desembargador destacou que a Justiça Eleitoral não está considerando a possibilidade de adiamento ou alteração das eleições, embora reconheça que o processo exigirá um esforço maior. Com cerca de 80% dos municípios gaúchos afetados pelas intempéries, o TRE-RS terá o desafio de organizar o pleito, incluindo a possível substituição de sessões eleitorais e urnas danificadas. “Não estamos trabalhando com a hipótese que elas (eleições) possam ser prorrogadas. Vai ser uma eleição normal? Espero que sim, mas vai nos dar mais trabalho”, salienta o novo presidente em coletiva de imprensa.
Ainda aguardando um levantamento completo dos estragos causados pelas enchentes, o tribunal planeja traçar um plano de ação assim que obtiver informações detalhadas dos municípios afetados.
Foto: TRE – RS / Reprodução