Uma história de sobrevivência e resiliência emocionou a comunidade de Veranópolis e região. Um cãozinho foi resgatado após passar 14 dias ilhado em uma casa desabada, situada na localidade de Linha Jabuticaba, um lugar de difícil acesso. O resgate foi realizado pelo Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, após receberem informações da comunidade sobre a presença do cachorro no local.

Conforme o capitão Gustavo Kist, responsável pela operação, relata a complexidade da missão, já que não a ponte de acesso ainda estava obstruída. “Chegamos ao local, colocamos a embarcação na água e conseguimos encontrar o cachorro. Ele estava bastante hipotérmico e um pouco desorientado também, aparentemente apavorado”, lembra.

Após o resgate bem-sucedido, o cãozinho foi encaminhado para atendimento veterinário no SamuPet, em Bento Gonçalves. Após receber os cuidados necessários, o animal foi devolvido ao seu tutor.

Segundo os bombeiros, a situação deve ter sido ocasionado no momento em que a casa acabou sendo atingida pela terra. Os donos do cãozinho provavelmente deixaram o local às pressas, sem conseguir resgatar o animal.

Este caso não é único. Desde o início dos resgates, mais de 200 animais já foram salvos pelo batalhão na região. O Capitão Kist ressalta a importância do cuidado com os animais em situações de emergência: “É um cenário bastante complexo e as pessoas têm um apego bastante grande aos animais. Então, a gente compreendendo isso e dentro das possibilidades e da viabilidade de levar na aeronave, nós trazíamos os animais com as pessoas. Quando a gente só encontrava o animal, aí a gente deixava os cuidados no SamuPet”, pontua.