Trabalhadores de 59 municípios já podem sacar até R$ 6.220 de cada conta de sua titularidade no FGTS, limitado ao saldo disponível, por motivo de necessidade pessoal, urgente e grave em caso de desastre natural
Nesta quinta-feira, 16, a Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou a liberação do saque calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores de mais 17 municípios do Rio Grande do Sul. Entre os destaques está Bento Gonçalves, que agora se une à lista de localidades elegíveis para receber o benefício, juntamente com Canoas, duramente atingida na região metropolitana de Porto Alegre.
Com essa medida, os trabalhadores afetados pelas enchentes têm a oportunidade de acessar recursos financeiros para ajudar na reconstrução de suas vidas. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220 por pessoa, limitado ao saldo da conta do FGTS. Para solicitar o benefício, os interessados devem preencher a solicitação pelo aplicativo do banco, sem a necessidade de comparecer a uma agência bancária.
Uma importante observação é que em cidades com menos de 50 mil habitantes, não é necessário apresentar comprovante de residência para ter acesso ao saque calamidade. Com essas novas liberações, o número de cidades com acesso a esse benefício devido às enchentes atuais sobe para 59. A medida abrange municípios em estado de calamidade pública e também em situação de emergência.
Cidades onde o saque está liberado
Agora, moradores de sete cidades da região já podem solicitar o benefício. Confira:
- Agudo
- Anta Gorda
- Arvorezinha
- Arroio do Meio
- Bento Gonçalves
- Bom Retiro do Sul
- Cachoeirinha
- Campo Bom
- Candelária
- Canoas
- Capela de Santana
- Carlos Barbosa
- Caxias do Sul
- Eldorado do Sul
- Encantado
- Esteio
- Farroupilha
- Faxinal do Soturno
- Feliz
- Forquetinha
- Guaíba
- Guaporé
- Harmonia
- Igrejinha
- Jaguari
- Lagoão
- Lajeado
- Maratá
- Mata
- Montenegro
- Nova Esperança do Sul
- Nova Palma
- Nova Petrópolis
- Nova Santa Rita
- Passo do Sobrado
- Paverama
- Portão
- Porto Alegre
- Porto Xavier
- Rio Pardo
- Roca Sales
- Rolante
- Santa Cruz do Sul
- Santa Tereza
- Santiago
- São Jerônimo
- São José do Herval
- São Leopoldo
- São Marcos
- São Sebastião do Caí
- Sapiranga
- Serafina Corrêa
- Sinimbu
- Sobradinho
- Taquara
- Taquari
- Teutônia
- Triunfo
- Venâncio Aires
Como solicitar
Para solicitar o saque no App FGTS, basta clicar em “Solicitar seu saque 100% digital” ou no menu inferior “Saques” e selecionar “Solicitar saque”: Clicar em “Calamidade pública” — Informar o nome do município e selecionar na lista – Selecionar o tipo do comprovante de endereço e digitar o CEP e número da residência.
Os documentos necessários para o saque são:
- Carteira de Identidade – também são aceitos carteira de habilitação e passaporte – sendo necessário o envio frente e verso do documento;
- Selfie (foto de rosto) com o mesmo documento de identificação aparecendo na foto;
- Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet e/ou TV, fatura de cartão de crédito, entre outros), emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Não sendo possível a validação, o cidadão deverá apresentar uma declaração do município atestando que o trabalhador é residente na área afetada.
- Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil