O estado do Rio Grande do Sul está em alerta devido à situação crítica de algumas barragens, conforme dados divulgados nesta terça-feira, 7 de maio, pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
De acordo com os relatórios parciais, cinco barragens apresentam risco de rompimento e estão em situação de emergência, requerendo medidas imediatas para proteger vidas. Entre elas, destacam-se a UHE 14 de Julho, localizada em Cotiporã e Bento Gonçalves, e a UHE Passo Fundo.
Além das barragens em situação crítica, outras estruturas estão em alerta, necessitando de providências para garantir a segurança. Entre elas, estão a UHE Machadinho e a UHE Barra Grande, que estão no nível de alerta.
A situação também requer atenção para as barragens que não comprometem a segurança imediata, mas exigem monitoramento constante e eventuais reparos. A UHE Dona Francisca, em Nova Palma, e a UHE Castro Alves, em Nova Roma do Sul/Nova Pádua, são alguns exemplos.
Além das barragens monitoradas pela Aneel e pelo ONS, a Sema acompanha outras estruturas, como a Barragem de São Miguel, em Bento Gonçalves, e a Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra, que também se encontram em estado de emergência.