Após uma reunião do Comitê Regional para enfrentamento dos desastres no Vale, realizada na segunda-feira, 6 de maio, foi decidida a instalação de uma ponte provisória para restabelecer a ligação entre Lajeado e Arroio do Meio. O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, anunciou que em 10 dias haverá uma ligação de veículos entre os dois municípios.
A instalação da ponte será realizada pelo Exército, contudo, o trabalho depende da preparação do terreno, que será executada pelas duas administrações. Em Lajeado, a ponte será construída na sequência da rua Romeu Júlio Scherer, enquanto em Arroio do Meio, fará conexão com as imediações do camping do Umbu.
Segundo Caumo, a ponte precisa se adaptar às características do rio e do trajeto. Além disso, a partir desta terça-feira, 7 de maio, um trajeto alternativo será disponibilizado aos pedestres por meio de uma balsa.
A ponte provisória é do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) e está instalada em Santa Catarina. A mediação entre o governo federal e a autarquia ocorreu em uma reunião na manhã de segunda-feira. O exército foi consultado para instalar a passagem, porém, é necessária uma análise técnica prévia, que será realizada pela equipe de engenharia da força.
Enquanto isso, um grupo de empresários está mobilizado para viabilizar a construção de uma nova ponte de ferro entre Lajeado e Arroio do Meio, inspirados na elevação da estrutura em Nova Roma do Sul, na RS-448, que liga o município a Farroupilha. Técnicos da CCR e responsáveis pela construção da ponte em Nova Roma do Sul estiveram no local para avaliar as condições dos restos da antiga ponte de ferro.