Cerca de 2,2 mil pessoas participaram, na noite de segunda-feira, 11, da procissão luminosa, que abre as atividades alusivas a 146ª Festa em honra a Santo Antônio. Estiveram presentes no momento, alunos das escolas de inspiração católica, catequizandos e suas famílias, além dos grupos de jovens. Esta foi a segunda edição do evento.
A concentração ocorreu junto à Praça Centenário, na rua Félix da Cunha. A procissão, sob a luz de velas, tendo à frente a imagem do Padroeiro saiu em direção ao Santuário Santo Antônio. A caminhada seguiu pelas ruas Marechal Floriano e Marechal Deodoro e, ao chegar em frente à prefeitura, em um palco montado no calçadão, onde estavam a Cruz Peregrina, o Ícone de Maria e a Capelinha do Beato Carlo Acutis, aconteceu a abertura da Pré-Jornada Diocesana da Juventude, mobilização da Região Pastoral de Bento, que prepara a Jornada Diocesana da Juventude, por aqui chamada de JTchêJ, que vai acontecer em 31 de agosto, em Faria Lemos.
Por volta das 20h, todos os presentes participaram no Santuário da bênção por intercessão do Padroeiro, seguida da entrega dos tradicionais pãezinhos de Santo Antônio.
O pároco da paróquia Santo Antônio, padre Volmir Comparin, afirma que a procissão se consolida como um evento forte de reunião de famílias, espaço propício para a evangelização. “Santo Antônio marcou essa cidade e sua presença mantém firmes as famílias. Queremos que a luz de Cristo, anunciada pelo nosso Padroeiro, nos ajude a renovar a esperança. Queremos mostrar que nossa fé ainda tem valor, que nós queremos que a Igreja ainda tenha seu espaço. Que nós queremos crer, amar e celebrar”, lembra.
A Procissão Luminosa também foi solidária, porque tanto na concentração junto à Praça Centenário, quanto no estacionamento do Santuário Santo Antônio, foi possível doar alimentos não perecíveis. Eles são destinados à Casa Pão dos Pobres da Paróquia Santo Antônio, que atende a mais de 400 famílias por mês.
Foto: FotoLeyser / Ascom Paróquia Santo Antônio