O número de mortes provocadas por dengue neste ano chegou a marca de cinco, de acordo com as últimas informações divulgadas pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), vinculado à Secretaria da Saúde (SES). A vítima é uma idosa, de 75 anos, com comorbidades e moradora de Tenente Portela. Este é o terceiro óbito na cidade, que apresenta o maior número de casos confirmados da doença no Estado desde o início ao ano. Segundo as informações, quinta vítima fatal faleceu na sexta-feira, 16.
Somente neste ano, mais de 5,2 mil casos já fora confirmados no Rio Grande do Sul. Desse total, 4,5 mil são autóctones, ou seja, de pessoas que contraíram a doença dentro do Estado. No ano passado, foram mais de 34 mil casos autóctones. Ao todo, foram 54 óbitos em virtude da dengue em 2023.
Em Bento Gonçalves, número de casos confirmados chega a 11
No levantamento atualizado no Painel da Dengue, da SES, em Bento Gonçalves 11 pessoas já tiveram o diagnóstico positivo para a dengue este ano. Pelo menos quatro foram considerados autóctones. Os dados mostram que 60 notificações já foram registradas. Desse total, 38 foram descartadas e 11 seguem em investigação.
Principais sintomas
- Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias;
- Dor retroorbital (atrás dos olhos);
- Dor de cabeça;
- Dor no corpo;
- Dor nas articulações;
- Mal-estar geral;
- Náusea;
- Vômito;
- Diarreia;
- Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.
Foto: Bruno Concha/Secom