A Associação Atlética e Cultural Bento-gonçalvense (AACB) foi até a capital gaúcha no sábado, 25 de novembro, para a disputa da Copa Estadual Mirim, Pré-Infantil e Mini-Mirim, sagrando-se vice-campeã da categoria Mirim. Já a atleta Amanda de Souza Biasin ficou como campeã da Copa Estadual Mirim. A competição foi a oportunidade para os jovens atletas apresentarem os resultados – do que foi trabalhado no ano – em um evento que teve as principais equipes do Rio Grande do Sul.
A gestora e técnica da AACB, Mônica De Souza Ferreira, explica que algumas das meninas, apesar da pouca idade, já treinam na equipe de rendimento há dois anos. “A Amanda, que foi campeã, faz ginástica desde os dois anos, e atualmente, com oito, treina cinco vezes por semana entre duas a duas horas e meia por dia. As outras meninas participaram da seletiva realizada no início do ano pela AACB. Algumas desistiram porque os treinos são duros e é preciso muito comprometimento e dedicação por parte das atletas, e das famílias, que têm um papel fundamental na conquista deste título”, comenta.
Para Mônica, a qualidade da equipe fez a diferença para conquistar a segunda colocação. A representação de Bento Gonçalves ficou atrás apenas do Grêmio Náutico União, que é referência na Ginástica Artística em nível nacional e internacional. “Algumas das meninas tiveram erros de execução na realização de suas séries, o que as impossibilitou de ficar entre as três primeiras nos demais níveis. Na ginástica artística a diferença entre o primeiro e o segundo lugares pode ser de apenas 0,1 ponto, por isso devem ser perfeitas, não há espaço para erros”, ressalta.
Para este ano, a instituição implementou novas técnicas, aumentando a carga horária de treinos e buscando qualificar os treinadores. Trouxe uma treinadora de Caxias do Sul, Bruna Bernardi, para se juntar à equipe. Ela tem passagem pelo Fluminense, do Rio de Janeiro. “Bruna atuou como treinadora principal acompanhando as atletas durante todo o ano, realizando um trabalho excepcional que trouxe resultados incríveis. As meninas também foram acompanhadas pelos treinadores Mônica Ferreira, Natan Gustavo Cigolini e Vanessa Lazzarini”, expressa.
Trabalho em equipe, respeito às diferenças, resiliência, empatia e responsabilidade são alguns dos valores que a AACB busca passar para as atletas no dia a dia. “O esporte possui uma fama de transmitir valores e comportamentos para seus praticantes, porém a forma como a entidade e o treinador conduzem os treinamentos, as conversas e reflexões feitas no decorrer do percurso, é que fazem a diferença”, reforça Mônica.
Para 2024, a AACB planeja participar pela primeira vez do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística “Seria um marco para nosso município. Mas para isso precisamos de investimentos financeiros, disponibilidade das atletas e familiares e muito esforço de nossa equipe de treinadores”, conclui.