As investigações acerca da morte de Maria Orso Dalsoglio, de 75 anos, e do filho, Olir Dalsoglio, de 54 anos, apontam que as mortes foram motivadas por questões financeiras. A afirmação da Polícia Civil tem como base o envolvimento do filho de Olir, um jovem de 17 anos, que esperava ficar com parte da herança, bem como como o dinheiro e outros bens pertencentes às vítimas.
As investigações mostraram ainda que um homem, de 33 anos, foi comparsa do adolescente e ajudou a consumar a morte de Maria e Olir. Os dois foram encontrados já sem vida dentro da propriedade da família entre a quinta-feira, 19, e sexta-feira, 20.
Segundo a perícia, o corpo de Olir foi encontrado com um ferimento na cabeça, provavelmente ocasionado por um golpe de marreta. Já o da idosa foi localizado a 300 metros da casa onde ela vivia junto ao filho.
Para chegar na autoria do duplo homicídio, a Polícia Civil ouviu diversas testemunhas, além de analisar as imagens de videomonitoramento da propriedade, bem como a realização de perícia nos objetos utilizados durante os crimes.