O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), passa por uma cirurgia nesta sexta-feira, 29, para corrigir uma artrose na região do lado direito quadril. O procedimento ocorre no Hospital Sírio-Libanês de Brasília ainda nesta manhã. A assessoria do presidente informa que a cirurgia deve durar algumas horas, com aplicação de anestesia geral.
Lula sofre com fortes dores há meses, sendo necessário a realização dois procedimentos em julho para minimizar os efeitos. A expectativa do corpo clínico é de que após receber alta, Lula fique em recuperação na residência oficial da presidência, no Palácio da Alvorada, por cerca de três semanas. A orientação dos médicos é de que ele também deva ficar de quatro a seis semanas sem realizar viagens.
As dores provocadas pela artrose se intensificaram ainda durante a campanha presidencial de 2022. No entanto, na época, Lula preferiu postergar o procedimento para não passar uma imagem de fragilidade, afirmam interlocutores do Planalto.
Conforme as informações divulgadas pela assessoria de imprensa do Planalto, a cirurgia consiste na substituição da cabeça do fêmur e do acetábulo por implantes, já que a artrose provoca o desgaste da cartilagem que reveste a articulação.
De acordo com o governo, a expectativa é de que Lula ganhe alta na terça-feira, 3 de outubro.
Foto: Ricardo Stuckert/PR