A antiga ponte de ferro, que ligava os municípios de Nova Roma do Sul e Farroupilha, levada pela força das águas do Rio das Antas no início de setembro, deve ficar pronta até o início do ano que vem. A expectativa vem de representantes da região serrana, com apoio da Frente Parlamentar da Serra Gaúcha e da Secretaria de Logística e Transportes do Estado.
Um encontro realizado nesta semana tratou de assuntos para dar início ao processo de construção da estrutura, principalmente, na chegada do período da vindima, quando aumenta o escoamento da produção durante os meses de janeiro e fevereiro.
De acordo com a prefeitura de Nova Roma do Sul, a parceria entre a iniciativa privada e o Poder Público buscam construir uma ponte temporária para o retorno da ligação entre as duas cidades. Para agilizar o processo, uma associação foi criada e deve viabilizar 100% dos recursos necessários. O valor será pago por empresários da região.
O deputado estadual e presidente da Frente, Guilherme Pasin, participou do encontro e afirmou que governo do Estado está ciente da urgência e da necessidade de reduzir a burocracia para a construção do acesso provisório. “O Estado vai tornar a antiga ponte municipal para que a prefeitura junto com os empresários consigam executá-la no menor tempo e sem burocracia, ficando o Estado responsável por uma ponte definitiva e em novo trecho”, destaca.
De acordo com o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch, o objetivo é construir uma réplica da ponte de ferro até o início do próximo ano. “Vamos trabalhar para que a ponte temporária fique pronta a tempo de escoar a produção da colheita da uva, entre janeiro e fevereiro”, explica.
Foto: Ascom Deputado Pasin / Divulgação