O início da semana vai ser de tempo instável e com altos volumes de chuva na maior parte das regiões do Rio Grande do Sul. A situação volta a acender o alerta para risco de elevação dos rios e possibilidade de novas enchentes. De acordo com a Metsul Meteorologia, a chuva não vai dar trégua no Estado até quarta-feira, 27. Isso ocorre em razão do aprofundamento de uma área de baixa pressão seguida da formação de um ciclone extratropical na costa vai reforçar ainda mais a instabilidade na terça-feira, 26, com chuva intensa e tempestades localmente fortes a severas.

Nesta segunda-feira, novas e fortes áreas de instabilidade se formam no Rio Grande do Sul. Desta vez mais do Centro para o Norte do estado. No decorrer do dia, a tendência é que a instabilidade migre no sentido Sul e alcance pontos da Metade Sul gaúcha. O risco de chuva localmente forte a intensa com temporais isolados de raios, granizo de variado tamanho e vento forte persiste.

Em Bento Gonçalves, o dia começou com chuva forte. A tendência é de que a precipitação continue ao longo da segunda-feira. Para hoje, as temperaturas na cidade devem ficar entre 15ºC e 22ºC. Há previsão de que os volumes de chuva atinjam 65 milímetros em um único dia.

Embora o domingo, 24, e a segunda sejam dias com registro de chuva localmente forte a intensa com temporais isolados principalmente de granizo, o dia de maior risco será a terça-feira que terá uma significativa intensificação da instabilidade no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina.

O indicativo de chuva volumosa traz preocupação no Nordeste gaúcho, onde estão as nascentes de rios como Taquari, Caí, Sinos, Gravataí e Paranhana. Pode chover com altos volumes ainda em parte da bacia do Jacuí. Apesar disso, não se espera quadro de cheia como do começo deste mês nestas bacias. Podem ocorrer ainda queda de barreiras na Serra e há risco de deslizamentos.

Fonte: MetSul Meteorologia