Família acusa negligência no atendimento do serviço de saúde do Município; Prefeitura emite nota informando abertura de sindicância para apuração dos fatos e caso será investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam)

Um bebê de apenas três dias de vida morreu na manhã de terça-feira, 29, em Bento Gonçalves. Segundo a família de Henry Gabriel Theodoro da Silva, houve negligência no atendimento da criança na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Maria Goretti. O caso foi registrado no plantão da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) e, agora, passa a ser investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

Conforme informações da mãe, Henry nasceu no sábado, 26, no Hospital Tacchini. No domingo, 27, após receber alta hospitalar, mãe e filho foram para casa normalmente. No entanto, na segunda-feira, 28, logo pela manhã, a criança começou a urinar sangue. Na terça-feira, 29, a família levou o recém nascido para atendimento na UBS do bairro onde a família reside.

De acordo com as informações repassadas, uma profissional do estabelecimento de saúde teria negado a examinar o bebê. Ela justificou que os sintomas seriam decorrentes do mau posicionamento na hora da amamentação. Não convencida da resposta, a mãe solicitou que a criança fosse atendida. Foi então que orientaram Andressa a procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do bairro Botafogo.

Por volta das 17h30min, após chegar ao local e solicitar atendimento ao pequeno Henry, os médicos constataram que a criança já estava quase sem os sinais vitais. Ocorreram procedimentos de reanimação, porém, sem sucesso.

O caso foi registrado como negligência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Em decorrência da acusação da família, o corpo do recém nascido foi encaminhado para necropsia, para entender as causas da morte. Por se tratar de um caso envolvendo uma criança, as investigações devem ser lideradas pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

Prefeitura emite nota informando abertura de sindicância para apuração dos fatos

Em nota oficial, a Prefeitura de Bento Gonçalves informou que tão logo soube do ocorrido, deu início a abertura de uma sindicância para apurar os procedimentos adotados durante o atendimento do bebê. “As equipes técnicas estão levantando minuciosamente as informações sobre o quadro de saúde da criança, do parto que foi realizado no Hospital Tacchini, do atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Maria Goretti e da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Zona Norte, onde foi feito o atendimento buscando a reversão da parada cardiorrespiratória”, afirma o documento.

Conforme a prefeitura, não há prazo finalizar o procedimento administrativo instaurado.

No documento, o município lamenta ainda o falecimento do menino e se coloca à disposição para oferecer todo o suporte necessário aos familiares.

Nota Oficial

A Prefeitura de Bento Gonçalves lamenta profundamente e se solidariza com a família do menino falecido na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Zona Norte na noite desta terça-feira (29).

A nossa equipe de Secretaria de Saúde já está buscando o contato com os familiares e fará tudo ao alcance para prestar o suporte possível neste momento tão difícil.

Paralelamente, com total transparência e sem julgamentos prévios, está sendo aberta sindicância para apurar os procedimentos adotados no atendimento ao menino. As equipes técnicas estão levantando minuciosamente as informações sobre o quadro de saúde da criança, do parto que foi realizado no Hospital Tacchini, do atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Maria Goretti e da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Zona Norte, onde foi feito o atendimento buscando a reversão da parada cardiorrespiratória.

Mais uma vez, a Prefeitura reitera seu profundo pesar e respeito à família.

MATÉRIA EM ATUALIZAÇÃO.