Ele foi eleito nesta quarta-feira, 9 de agosto, em votação simbólica a conduzir os trabalhos da corte pelos próximos dois anos
O ministro Luis Roberto Barroso vai assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) em setembro. Ele foi eleito nesta quarta-feira, 9 de agosto, em votação simbólica a conduzir os trabalhos da corte pelos próximos dois anos. A posse está marcada para o dia 28 de setembro.
Atualmente, Barroso ocupa o cargo de vice-presidente e seria, naturalmente, o próximo integrante da Corte a presidir o Tribunal que hoje é presidido pela ministra Rosa Weber. Em setembro, a ministra completará 75 anos e atingirá a idade para aposentadoria compulsória. O próximo vice-presidente será Edson Fachin.
Após eleito, Barroso agradeceu a confiança e oportunidade em chefiar o Poder Judiciário Brasileiro. “Recebo com imensa humildade essa tarefa que me é confiada e consciente do peso dessa responsabilidade. Pretendo dignificar a cadeira”, disse.
A saída de Rosa Weber permitirá que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça a segunda indicação para a Corte no terceiro mandato dele. O primeiro indicado foi o ministro Cristiano Zanin.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil