Carreata da festividade iniciou às 8h e centenas de motoristas tiveram seus veículos abençoados

No último domingo, 23, ocorreu a tradicional carreata em homenagem a São Cristóvão, no bairro Vila Nova I. A atividade levou centenas de motoristas, com seus veículos, em um roteiro que iniciava na Paróquia São Roque, e finalizava na Igreja São Cristóvão. No local final da procissão motorizada, houve bênçãos, entrega de chaveiros e um kit do Sest Senat aos motoristas. Muitos fiéis participam da comunidade e são bastante ativos em todas as comemorações idealizadas.

Desde o início

Valter Vupini faz parte do setor administrativo da Igreja, e se sentiu realizado ao ver a festa, que é tão forte aos devotos, recebendo muitas pessoas. Ele cita quais são os planos com os valores que serão arrecadados. “Esse evento é um espetáculo, todo mundo colabora, as transportadoras vêm com caminhões, a venda de ingresso é boa. O valor será revertido para as melhorias do nosso espaço. No último Conselho, discutimos as mudanças e decidimos iniciar uma reforma, trocando toda a vidraça da paróquia, colocando vidros mais coloridos na intenção de dar mais vida ao ambiente”, explica.

Ele explica que começou a participar das atividades desenvolvidas por toda comunidade antes mesmo da localidade existir. Vupini recorda o início e o porquê da escolha de São Cristóvão como padroeiro. “Iniciei quando nós ainda estávamos procurando terrenos para começar a construção do espaço. Primeiro, tínhamos uma capela que nós fizemos e que era de madeira. Quando a construímos, o padre disse que era necessário escolhermos um santo para ser o nosso, e nós aderimos a São Cristóvão. Realizamos anualmente uma festa bonita com a procissão motorizada, sem falar que ele é padroeiro dos colonos, então nos representa bastante”, relata.

Bênçãos

Os padres João Roberto Masiero e Vinicius Caberlon, ambos da igreja Santo Antônio, foram responsáveis por abençoar os motoristas na carreata. Padre Masiero foi quem realizou a missa, esteve presente na festa, e conta qual a sensação de fazer parte do evento. “É a primeira vez que participo, teve um grande número de pessoas na procissão e também depois na celebração. A importância de São Cristóvão é porque ele é quem carrega a imagem do menino Jesus, assim como nós devemos carregar a sua mensagem”, salienta.


Masiero aproveitou o momento, advertindo os demais a cerca de um assunto sério e extremamente relevante. “É necessário alertar sobre o cuidado redobrado com o trânsito. Ainda esta semana, saiu uma estatística onde mostra que há uma morte causada pelo trânsito há cada cinco horas. Por isso, é necessário responsabilidade, tanto de quem está dirigindo o veículo, quanto do pedestre”, frisa.

Autoridades se fizeram presentes nos festejos, como o vereador Ari Pelicioli, e o prefeito em exercício Amarildo Lucatelli, que falou a respeito da data. “Comemoramos e desejamos a todos que a proteção de São Cristóvão recaia sobre os motoristas e, principalmente, aos caminhoneiros que precisam bastante dessa proteção. Que eles consigam transportar, viajar com tranquilidade e que voltem às suas famílias”, realça.

Lucatelli valorizou a festa. “Foi tudo maravilhoso, nós somos um povo muito trabalhador e que luta bastante, então todos os nossos momentos festivos são alegres e de encontrar os amigos para comemorar”, ressalta.

O motorista de São Cristóvão

A carreata seguiu o percurso do caminhão que carregava a imagem do Santo pela cidade. Quem realiza o importante trabalho é Ivo Busa, que trabalha na Concresul, e há alguns anos já realiza esta tarefa. “Carregar São Cristóvão é um orgulho para mim, um momento único e de felicidade. Ano passado o trouxe também, acompanhado de um outro colega. A missão foi cumprida, trouxe a imagem dele para simbolizar as bênçãos para todos”, destaca.

Ivo Busa foi quem dirigiu o caminhão que carregava São Cristóvão na procissão

Brindes aos motoristas

O Serviço Social de TranspoO Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), esteve presente na chegada da carreata oferecendo aos motoristas um presentinho pela comemoração. Eduardo Caleffi é diretor do órgão e esclarece o porquê. “O Sest Senat é uma instituição que foi criada pensando em atender os transportadores e o trabalhadores do setor do transporte, por conta disso, não poderíamos deixar de estar presentes e prestigiar este evento”, e complementa contando qual o brinde que a instituição entregou a eles. “Hoje a estamos trazendo alguns brindes firmando a nossa presença junto aos devotos e dizendo que estamos disponíveis para atender. Entregamos uma mochila com alguns itens, como uma garrafa d’água, um kit de higiene pessoal com a intenção de deixar no caminhão e a mochilinha em si para botar os materiais de viagem”, finaliza.

Fiéis

Muitos se fizeram presentes durante o percurso dos automóveis, da missa e do almoço. Rinita Portaluppi é uma destas pessoas devota a São Cristóvão, sempre que ocorre a festa, tradicionalmente leva seus veículos. “Tenho uma transportadora, portanto é importante festejar São Cristóvão. Recebemos o apoio e ajuda dele. Todos os anos eu participo da carreata, abençoo meus carros, minhas chaves e os caminhões”, explica.

E opina a respeito do festejo que move tantas cidadãos do bairro Vila Nova I e da cidade. “A missa estava ótima, saí me sentindo bem e abençoada, sinto que recebi as graças que precisava. A comemoração no salão é fantástica, os funcionários são atenciosos, e todo o ano é cheio assim. A comunidade é ativa, a comida é bem servida e todo mundo se diverte”, ressalta.

Festeiros

Maria Marta Frideriches é uma das organizadoras de São Cristóvão, mesmo vindo de outra congregação. “Sou festeira e isso significa servir a comunidade e ajudar na parte social e espiritual do festejo. É a minha primeira vez com está tarefa nesta comunidade, já que a minha é a de São José do Operário, mas aceitei está missão para prestar este serviço e principalmente servir ao senhor”, frisa.

Jandiro Parisotto é um dos principais administradores da igreja e comemora os resultados. “As expectativas com certeza foram alcançadas, o sucesso desta festa é sempre garantido. Esse ano a gente trocou o local do almoço, no início tivemos um pouco de dificuldade, mas conseguimos acomodar a todos. A festa foi muito bonita, o pessoal tem essa fé, participa muito e a lá de cima São Cristóvão está abençoando todos”, valoriza.