Conheça a história do Canarinho, clube fundado há 56 anos, que se destaca no futebol amador e promove eventos sociais para a comunidade local

Fundado em 8 de novembro de 1966, com o nome de Sociedade Educativa e Cultural Canarinho de São Valentim. A escolha foi em homenagem a seleção brasileira que na época era carinhosamente chamada de Seleção Canarinho. Com seus idealizadores sendo Azir Brunelli, Francisco Bruno Munari, Valter Dall’Oglio e Amélio Scarton.

História

O clube foi criado com o objetivo de as pessoas se reunirem e jogarem futebol. O presidente, José Pertile, conta um pouco de como o time surgiu. “Na época não havia um lugar para os jovens poderem se divertir e se encontrar. Os moradores de São Valentim jogavam em outros times da comunidade, pois não havia um clube na localidade. Então o Azir Brunelli, o Francisco, mais conhecido pelo segundo nome Bruno Munari e Valter Dall’Oglio, fundaram o Canarinho pela necessidade de um time para jogar e se reunir. O nome se deve à Seleção Brasileira que na época chamavam de desta forma. Logo após fundaram oficialmente a Sociedade. O primeiro treinador foi o Marino Munari e em seguida o Azir Brunelli. Já o primeiro campo de futebol era perto de onde está a sede atual e anos mais tarde foi transferido para a Rodovia BR-470 com o nome de Estádio Amélio Scarton”, recorda.

O clube está jogando a Copa Entrevinhas, campeonato cujo as equipes se enfrentam todas entre si, passando de fase somente os quatro primeiros, assim disputando as finais. O Canarinho, atualmente, se encontra na primeira colocação com dois jogos, duas vitórias e seis pontos. Sendo a única equipe invicta.
O grupo conta com um plantel de 42 jogadores, de diversas idades. Segundo o técnico do time, Áureo Foppa, um dos principais problemas é a realização dos treinamentos e manter uma rodagem do elenco. “A maior dificuldade é a disponibilidade para realizarmos os treinamentos, visto que todos os atletas trabalham ou exercem alguma atividade, porque o clube não disponibiliza uma ajuda financeira, pois somos amadores”, expõe.

Graças a isso, os treinamentos são realizados aos finais de semana, juntamente com as partidas. “Os nossos treinos são feitos aos domingos de manhã, como também os nossos jogos amistosos”, mostra Foppa.

Atualmente a diretoria é constituída pelo presidente, José Pertile; o 1° vice-presidente, Nadir Lunelli; 2° vice-presidente, Waldair Dall’Oglio; diretor de Esportes, Celso Paludo e o supervisor, Valter Dall’Oglio
Com um grande número de associados, o clube promove diversos eventos, além das atividades esportivas. O atual presidente, comenta algumas atividades e conquista da equipe. “Temos aproximadamente 110 associados e colaboradores, que participam dos eventos sociais e esportivos. Assim promovemos jantares, como o tradicional Jantar do Vitelo, bem como o Torneio do Gioco Dell Boccin. Sempre temos participação em campeonatos. Já conquistamos diversos títulos, com um sendo de forma invicta. Ganhamos a Copa Nostra Itália Interdistrital, o Colonial, a Copa Tramontina, Campeão dos Campeões Taça Tramontina e o Municipal Veteranos”, destaca.

A principal fonte do clube são os jantares proporcionados pelo próprio time. “A nossa renda vem principalmente de promoções, jantares, a copa nos jogos e algumas doações de colaboradores”, explica Pertile.