Mês será voltado a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

Uma sessão marcada pela tranquilidade e por projetos aprovados de forma unânime ocorreu na última segunda-feira, 3 de julho, na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves. Foram seis os projetos votados.

De autoria do Poder Executivo, o Projeto de Lei Ordinária (PLO) número 51, aprovou a instituição do Plano Municipal de Turismo. Na sequência, o de número 61, de autoria do vereador Thiago Fabris (Progressistas), incluiu no Calendário Oficial de Datas Comemorativas do Município o Abril Verde, mês de atenção e ações direcionadas à conscientização e prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

A empresa Primazia Alimentos, que comemora 20 anos de fundação em 2023, será homenageada com Portaria de Louvor e Agradecimento, após aprovação do Projeto de Resolução número nove, do vereador José Antônio Gava (PDT), subscrita por todos os demais legisladores.

Outro projeto de origem executiva foi o de número 68, solicitando a autorização para contratação administrativa, temporária e emergencial de 80 servidores, sendo 65 técnicos em enfermagem e 15 condutores socorristas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Também foram votados e aprovados os projetos número 69, de autoria do vereador Ari Pelicioli (Cidadania), denominando via pública rua Walter Copat e de número 19, do vereador Duda Pompermayer (Progressistas), para concessão de Moção de Apoio ao deputado Tenente-Coronel Zucco pelo Projeto de Lei 1812/2023, que tem o objetivo de preservar o direito ao acesso à educação, diante dos fatos lamentáveis ocorridos em escolas do país neste ano.

Vereador Duda

Grande Expediente

Utilizando seu espaço no Grande Expediente, o vereador Eduardo (Duda) Pompermayer, do Progressistas, destacou sua preocupação pela forma com que o Governo Federal vem tratando as questões relacionadas ao agro, pauta que considera uma das mais importantes, por ser uma das responsáveis pelo desenvolvimento do Brasil e indispensável para o sustento de milhares de famílias. Falou também sobre o excelente trabalho de descentralização da saúde que vem sendo promovido pelo prefeito Diogo Siqueira e equipe da Secretaria em questão, com ampliação dos horários de atendimento. Além disso, segundo ele, o Poder Executivo deverá ampliar o atendimento pediátrico para os horários vespertino e noturno no Pronto Atendimento Zona Norte (São Roque) e, em breve, abrir em dois turnos a Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Valentim. O destaque da fala do vereador ficou por conta da apresentação do Centro Municipal de Aperfeiçoamento Pedagógico e Avaliação (CMAPA), que se junta ao Centro Municipal de Apoio Educacional Especializado (CMAEE). “É o município dando mais um passo no sentido de qualificar e dar seriedade à educação, tanto no que diz respeito à formação de professores quanto ao apoio aos alunos. Mas deixo aqui uma provocação: quem sabe agora, que estão sendo tomadas essas medidas, que teremos avaliações, tenhamos também bonificações para quem desempenhar bem o seu trabalho e não fazer como outros governos fizeram, que era ajudar as piores escolas para ver se conseguiam fazer melhorar. Não, temos que bonificar quem está apresentando bons resultados”, frisou.

Vereador Biasi

Indignado

O vereador Edson Biasi (Progressistas) afirmou, em seu pronunciamento, estar bastante aborrecido. “Quero aqui registrar minha indignação como um colega vereador pela falta de criatividade que tem em conduzir o seu trabalho. Ao invés de ficar copiando projeto dos outros vereadores, que levante mais cedo, trabalhe mais e pense mais. Tem muito trabalho a ser feito, não precisa ficar copiando e nem cuidando o que os outros fazem”, disse Biasi, que complementou: “A humildade sempre vence a arrogância e o bem sempre vence o mal”. Biasi também deu destaque a uma emenda parlamentar no valor de R$ 201.800, do senador Luís Carlos Heinze (Progressistas), para a aquisição de dois veículos para a secretaria da Saúde de Bento Gonçalves e, ainda, ao trabalho do deputado federal Affonso Hamm, do mesmo partido, que esteve no município, mais especificamente em reunião com o presidente da União Brasileira da Vitivinicultura (Uvibra), tratando sobre importantes assuntos para o setor, como o combate ao contrabando de vinhos e a reclassificação do vinho, que atualmente se encontra em bebidas quentes.

Vereador Tonietto

Agradecimento

O líder de Governo na Câmara, vereador Jocelito Tonietto (PSDB) ocupou seu espaço para falar sobre a saúde em Bento Gonçalves. “Estávamos com um problema muito sério na UPA do Botafogo. Na entrada do inverno, o atendimento começa a aumentar e não estavam dando conta de tanto serviço. Então, quero agradecer a todos os vereadores que neste ano trouxeram recursos para a saúde. Ajuda muito, principalmente às pessoas que não conseguem ter um plano de saúde”, afirmou.

Tonietto destacou a abertura de três unidades no turno vespertino nas segundas-feiras – Vila Nova, Santa Helena e Municipal, fazendo com que as pessoas não precisem se deslocar até a UPA. “Queremos que todos continuem em busca de recursos, porque o benefício é para toda a população que nos elegeu. Mas meu agradecimento ainda maior vai para Marlon Santos, que não é mais deputado, mas tem um compromisso imenso com Bento Gonçalves”, disse. O vereador afirmou, ainda, que no próximo dia 10 inicia o atendimento pediátrico no Pronto Atendimento 24h do bairro São Roque.

Vereador Gava

Insegurança na agricultura

O vereador líder do PDT, José Gava, contou que esteve no interior de Farroupilha e Vale dos Vinhedos e que a insegurança dos agricultores é muito grande com relação à contratação de safristas. “Está tudo muito complicado. A visita do Ministério do Trabalho mais prejudicou do que ajudou. Prejudicou principalmente aqueles que precisavam de um dinheiro extra, ou que muitas vezes estão desempregados. Passaram em residências para medir a altura do colchão, ver panelas. Por que não vão prender bandidos ao invés de incomodar quem quer trabalhar? Está ficando muito difícil trabalhar nesse país”, salientou.

Gava também falou sobre o período crítico para a economia brasileira. “Tem muitas empresas dando férias coletivas. Vocês já tinham visto férias coletivas neste período? Pois é! Tem muitas empresas entrando em férias coletivas. Ou vocês moram em outro país? Como estão os restaurantes, o comércio em si? Em que mundo nós estamos vivendo?”, perguntou. O vereador também levantou outra questão importante: “Estou em contato com o Deputado Estadual Guilherme Pasin e vejo a importância de termos um Deputado, sobre um assunto que entendo como totalmente errado da maneira que está sendo conduzido. Hoje um supermercado não pode vender remédios, aqueles do dia a dia. Mas a farmácia vender coisas de mercado, pode. Que tipo de lei é essa? Então pedi ajuda ao Deputado, porque uma lei municipal não pode se sobrepor às leis estaduais”, explicou.

Vereador Pasqualotto

A causa da saúde

“Ocupo a tribuna para falar novamente sobre nossos enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem. Vi e respeito os vereadores falando anteriormente sobre a questão da saúde em Bento Gonçalves e concordo que a saúde está num certo sentido e num determinado ponto, boa. Mas se está boa é devido aos heróis e às heroínas que diariamente fazem o serviço que tem que fazer sem olhar a quem. É deprimente ter que vir novamente aqui a esta tribuna falar com relação aos salários dos enfermeiros, das técnicas, que outrora eram heróis e hoje são literalmente marginalizados, menosprezados, desprezados”, disse o presidente da Casa, vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas) .

Ele afirmou que não vê como necessária uma lei para valorizar o profissional da enfermagem. “Se compararmos os salários da região com o que é pago em Bento Gonçalves, o nosso está muito defasado com relação a Carlos Barbosa, Garibaldi, Caxias do Sul e Farroupilha. É só fazer a comparação. O STF liberou o pagamento, tem alguns requisitos, mas entendo que não precisaria vir do Governo Federal se tivesse gestão. Se nossa saúde está de certa forma boa, é pela dedicação desses profissionais”, reforçou.

Texto: Mônica Rachele