QUEM É CONTRA?
O atual governo está criticando os “juros altos” desde o início do mandato. A taxa SELIC está desde o governo passado em 13,75% ao ano, o que a coloca no topo dos juros mais altos do mundo. Isto, por si só, já é um fator de preocupação para o País todo, mas, notadamente, para quem pensa em investir na produção. Quem aplica seu dinheiro no mercado financeiro, principalmente junto a bancos comerciais, até podem estar gostando dos juros que recebe. Ah, sim, a taxa de juros é utilizada para “controlar” a inflação.
QUEM É CONTRA? II
Porém, sabe-se que o IPCA (IBGE) dos últimos DOZE meses, encerrados em março de 2023, é de 4,65%, ou seja, praticamente, UM TERÇO da taxa SELIC. Então, se, historicamente, o setor empresarial SEMPRE foi contrário aos juros altos, por que não se posiciona AGORA? Sabidamente, a inflação brasileira não é de DEMANDA (muita gente comprando). A entidade que representa a indústria automobilística se queixa das baixas vendas. O comércio, de modo geral, também não está atingindo suas metas de vendas. Por que, então, a contrariedade com a alta taxa de juros não encontra a combatividade que sempre existiu no Brasil? Muita gente gostaria de saber.
FOI MUNICIPALIZADA, MESMO?
Há algum tempo, noticiou-se que a RS-444, rodovia estadual do Vale dos Vinhedos, foi MUNICIPALIZADA, ou seja, passou para guarda do Município de Bento Gonçalves. Na ocasião, entendi que, como a grande interessada no turismo do Vale dos Vinhedos era, mesmo, a Municipalidade, a rodovia receberia especial atenção. Ninguém desconhece que a RS-444 tinha como característica os buracos que deixavam os usuários possessos. As operações “tapa-buracos” passaram a ser realizadas com frequência. Mas, qual a “qualidade” das operações? Não preciso comentar, basta dar uma volta pelo Vale dos Vinhedos. Não seria mais do que hora de se fiscalizar os trabalhos realizados? Quem sabe a Prefeitura contrate a mesma empresa que faz o “tapa-buracos” da BR-470, hein?
DÁ PARA ENTENDER?
O ex-prefeito, Roberto Lunelli, falecido, conquistou grandes valores federais, graças a projetos de obras que foram encaminhadas e atendidos. Um desses projetos foi o da revitalização da Via Del Vino, obra que foi parcialmente executada durante seu governo e que deveria ter sido dada a sequência, pois a verba de mais de R$ 450.000,00 já estava liberada e disponível na agência local da Caixa Federal. Sei disso porque liguei, da própria agência a Caixa, para o setor responsável em Brasília, que me confirmou a verba liberada.
POR QUE NÃO A OBRA NÃO FOI CONCLUÍDA?
A continuação da revitalização da Via Del Vino chegaria até a agência da Caixa Federal, com retirada dos postes a fiação aérea – elétrica, TV a Cabo, Internet, etc. – sendo instalada em rede subterrânea, como o foi na 1ª etapa da Via Del Vino. Mas, nada foi feito e a verba RETORNOU a Brasília. Agora, só Deus sabe QUANDO um novo projeto será aprovado. E por que essa verba não foi utilizada e a revitalizada concluída? Creio que não ninguém precisa ter formação superior e pós-graduação para saber e entender, né? Nos restou a “maravilha” que se vê nos postes da rua Marechal Deodoro. Vale o mesmo para a Biblioteca Publica e outras obras.
O CRIME POLITIZADO?
O crime existe no mundo desde Caim e Abel e foi recrudescendo na medida em que a humanidade foi se multiplicando. Depois que passou a existir DINHEIRO, o crime aumentou ainda. E não foram só as guerras, que sempre existiram, as responsáveis pelos milhões de mortes. Os crimes contra a vida de pessoas aumentaram pela existência e proliferação das drogas, bem como para tomar bens dos outros. Mas, creio que em tempo algum os crimes de mortes por roubos, principalmente, foram POLITIZADOS.
SIM, OS “SEM NOÇÃO” POLITIZAM!
Nos últimos anos, os criminosos tiveram carimbos de partidos políticos com frequência assustadora. Os crimes cometidos pelo sem cérebro em escola infantil de Blumenau também foi carimbado. Será que as pessoas não se dão conta de que crimes são CRIMES e quem os comete não o faz em nome de partido ou partidos políticos?
OS “BRINCALHÕES” SE DIVERTEM!
Esta semana tivemos, mais uma vez, a prova-provada de que o tal de “mercado” nada mais é o que um imenso parque de diversões para milionários e bilionários “brincarem” de ganhar e perder milhares, milhões e bilhões com a Bolsa ou com a Cotação do Dólar. Inventam “motivos” para a subida ou descida da Bolsa e do Dólar, mas o objetivo é se divertirem. Os “menos favorecidos” pelas informações privilegiadas são as maiores vitimas da “brincadeira”. Ou será que não é assim?
ÚLTIMAS
Primeira: Creio que, muito brevemente, os “inocentes úteis” das redes sociais deixarão cair sua ficha e se darão conta do que é gerado nos porões imundos da politicanalhada. Continuam repassando fake news sem checar a veracidade do que recebem;
Segunda: Qualquer pessoa, mesmo de mediana inteligência, já sabe que existem os que fazem “milagres” com fotos, áudios e vídeos, manipulando desde a imagem até a voz e cenas de vídeos;
Terceira: E os “inocentes úteis” (alguns nem tão “inocentes” assim) recebem todo esse lixo e, como vem ao encontro de suas “preferências” e “ideias jeniais”, simplesmente repassam e alguns, sem o menor constrangimento, até adicionam seus “abalizados” comentários;
Quarta: O pior é que são esses aí os que mais “protestam” para ter “liberdade de expressão”, mesmo sabendo que o que fazem é CRIME. Por isso é que, em todo o mundo, se tomam providencias para conter essa escalada brutal de mentiras e crimes;
Quinta: O presidente Lula, a exemplo de seu antecessor, não mede suas palavras. Fala “m” com a mesma desenvoltura, como esta semana, na China. E o pior, um de seus ministros faz “coisinhas” inacreditáveis, como usar aviões da FAB para “agenda particular” e Lula não o demite, exatamente com Bolsonaro fez com ministros seus;
Sexta: A Casa Di Paolo, que já conquistou inúmeras distinções como “O Melhor Galeto do Brasil”, está abrindo restaurantes em vários Estados brasileiros. Em maio, Sorocaba, SP, receberá a Casa Di Paolo e, brevemente, Ribeirão Preto, SP, Goiânia, GO, e Brasília serão as metas. São 30 anos de sucesso. Parabéns a todos os responsáveis por esse sucesso;
Sétima: E o Grêmio conquistou o HEXA! Ser seis vezes consecutivas campeão é um feito que merece distinção. E o título foi conquistado este ano, vindo da série B, batendo um gigante da série A do Brasileirão, e chegando, esta semana, ao expressivo número de 95 mil sócios em dia. E você, gremista, já se associou? O Grêmio faz por merecer todo o nosso apoio, não só torcendo, mas ajudando, associando-nos.