Apresentações ocorrem nos dias 30 e 31 de março, às 20h e 21h30min. A entrada é gratuita, mas precisa ser reservada
A comunidade bento-gonçalvense e regional poderá conferir, na quinta-feira, 30 de março e na sexta, 31, o Espetáculo ‘Mundus Immundus2’. A atividade será realizada em dois horários, em ambos dias, às 20h e 21h30min, no Museu do Imigrante. A entrada é gratuita, por agendamento.
A peça teatral contemporânea tem direção de Edson Possamai e atuação de Cristian Bernich, artistas de Bento Gonçalves com mais de 20 anos de carreira. O trabalho nesta obra consistiu em criar uma linguagem única a partir de uma adaptação de um monólogo teatral.
O monólogo conta a história surpreendente da personagem ‘Cabrita’, uma mulher que sobrevive em um lixão, relatando suas memórias e de que forma ela chegou à ‘vida no lixo’. Um drama com a investigação policial de um assassinato, permeado com momentos de tragicomédia: a revelação da história de uma catadora de lixo que é investigada como a principal suspeita da morte de uma mulher indigente com o corpo encontrado no lixão. Durante a narrativa, a personagem Cabrita confundem-se ao ator, criando uma aproximação e distanciamento do cotidiano, até chegarmos a um desfecho surpreendente.
O Mundus Immundus2 traz à tona a reflexão sobre questões mais importantes da atualidade: o lixo, em suas mais variadas concepções: a falta de qualidade, a massificação, a superficialidade, o descartável – assim como o reciclável -, o aproveitável, o refugo como fonte de vida.
Possamai, o diretor do espetáculo, expõe sua percepção a respeito da obra. “Creio que esse será um dos trabalhos mais diferente que produzimos, certamente, é algo inovador na cidade, inclusive para nós, pois é a primeira vez que faremos uso de tecnologia em cena”, comenta.
O ator Bernich conta que, nestas apresentações, o espectador estará literalmente dentro da cena. Será possível abrir os sentidos para perceber o artista na sua presença e ausência na atuação. “Foram muitas experimentações que fizemos até chegar a esse resultado; estudei o texto inúmeras vezes, criei personagem no gênero masculino, feminino, trans, até chegarmos à ‘Cabrita’, que será apresentada”, relata.
Saiba mais sobre a obra
Por se tratar de uma metalinguagem, o ator se relacionará consigo por meio de vídeos feitos com sua própria imagem, são vídeos produzidos com linguagem também contemporânea – numa relação direta com a obra e sua contemporaneidade –, ou seja, filmados por um celular, o qual estará em cena também.
A aparição física do artista na cena poderá ocorrer de acordo com o andamento da produção da obra, mestiçando o real e o virtual. O artista utilizará elementos técnicos para criar múltiplas possibilidades corpóreas e efeitos de iluminação que farão parte do espetáculo, assim como o cenário, que é uma espécie de andaime. Esse projeto é proposto como inovador e inédito na cena artística de Bento Gonçalves, partindo de sua composição; indicando que é possível prestigiar teatro de variadas formas, mesmo que não sejam as convencionais; ele vem sendo elaborado e produzido na Sala de Ensaio há quase dois anos. Mundus immundus2 é uma peça composta de uma instalação visual e vídeos que serão transmitidos durante a apresentação. Foi um projeto financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.
A entrada no espetáculo é gratuita, mas é necessário ser feita reserva pelo telefone (54) 99984-9317.