Nesta edição, o congresso apresenta como tema “Inovação e Sustentabilidade: Desafios para um Futuro Melhor”
Acadêmicos do Brasil e do Exterior ganharam fôlego extra para enviarem seus trabalhos científicos ao 7º Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente, que será realizado simultaneamente à Fiema Brasil, de 9 a 11 de maio, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Assim, os artigos podem ser submetidos à organização da conferência até o dia 20 de março.
Nesta edição, o evento apresenta como tema “Inovação e Sustentabilidade: Desafios para um Futuro Melhor”, promovendo um diálogo mais próximo a seis áreas temáticas: recursos hídricos, resíduos sólidos, tecnologias ambientais, efluentes e águas residuárias, gases de efeito estufa e avaliação de ciclo de vida e gestão ambiental (ESG). “Assim, as áreas do conhecimento são também diversas, como deve ser em um evento desse contexto ambiental, desde ciências biológicas, geografia, engenharias, administrativas, educacionais, jurídicas, dentre outras”, observa o professor Juliano Rodrigues Gimenez, diretor do Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul (ISAM/UCS), que organiza e coordena o congresso.
Parte dos artigos já está em poder da comissão avaliadora do evento, um dos sete a integrar o FiemaCon, braço da Fiema destinado ao conhecimento. Além de trabalhos oriundos de instituições brasileiras, dissertações de universidades estrangeiras já chegaram ao time responsável por analisar os mesmos. Os artigos aprovados serão conhecidos no dia 10 de abril.
Conforme Gimenez, os trabalhos melhores avaliados em cada um dos três dias do evento serão apresentados oralmente, no formato de mesa-redonda. “Para esse fim, teremos uma sessão diária prevista com os três melhores compondo uma rodada de apresentações. Esses e também os demais melhores selecionados serão apresentados no formato de pôsteres, em um ambiente com foco na interação e conectividade dentre os autores e interessados nas temáticas para discutirem e saberem mais sobre os respectivos trabalhos”, explica.
Outra atração do congresso serão os painéis, diários, com palestrantes nacionais e internacionais, abordando temáticas diversas no contexto do projeto. A programação está sendo atualizada no site do evento (fiema.com.br), na aba FiemaCon. “No momento, já temos confirmados importantes nomes nacionais, bem como representantes do México, da Alemanha e da Itália”, antecipa Gimenez.
Para ele, o congresso representa um importante meio de divulgação técnico-científica, promovendo a integração entre temáticas afins e entre seus autores e o público em geral. Outro desfecho do evento, na avaliação do professor, é a aproximação dos resultados da academia às realidades e às demandas ambientais da sociedade no mundo contemporâneo. “Isso nos motiva a promover um evento com um caráter de aproximar as pessoas, os problemas e as soluções. A sustentabilidade e a inovação como meio de buscar soluções para as presentes e futuras gerações, orientada especialmente pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nos traz a perspectiva de sucesso nas conexões que estarão sendo promovidas durante o evento, especialmente também pela sua inserção junto à feira, com empresas, tecnologias e equipamentos que estarão sendo expostos para esses fins”, analisa Gimenez.