Clube encerrou sua participação na Série A da competição estadual. Agora, os trabalhos no restante do ano seguem com foco direcionado para os atletas de base do clube
O resultado da partida do Esportivo contra o Internacional no sábado, 11, quando o Alviazul perdeu pelo placar de 4 a 1, encerrou não só a participação do clube no Gauchão deste ano como sua permanência na elite do futebol estadual. Em 2024, o Esportivo volta a disputar Campeonato Gaúcho na Série A2, Divisão de Acesso.
O presidente do Clube, Leocir Glowacki, afirma que o campeonato exige um nível profissional muito elevado. “O que demanda investir recursos que, infelizmente, não tivemos. “Trabalhamos com um orçamento enxuto, de acordo com a disponibilidade financeira em caixa. Sempre fomos muito transparentes com relação à realidade financeira do clube e, também, com o compromisso de não fazer movimentos que pudessem comprometer o equilíbrio das contas ou endividar o clube. Encerramos o campeonato certos de termos feito tudo o que estava em nosso alcance, de termos nos dedicado ao máximo em busca de resultados e, claro, entristecidos pelo desfecho de nossa participação. Agradeço a todos os que estiveram ao nosso lado, apoiando, investindo, incentivando e, de forma especial, aos atletas, à comissão técnica e ao torcedor Alviazul”, comenta.
O Esportivo encerra a atual temporada com uma folha de pagamento de aproximadamente R$ 175 mil mensais direcionados apenas a atletas (contra R$ 145 mil no início do campeonato). O montante é um dos mais baixos orçamentos entre as 12 equipes que disputaram a Série A.
Agora, o Esportivo segue os trabalhos no restante do ano com foco direcionado para os atletas de base do clube. “Estamos trabalhando para viabilizar as categorias sub-19 e sub-20 em competições oficiais da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Isso também vai servir para que possamos analisar os atletas com maior atenção, permitindo que possamos negociá-los com outros clubes ou, até mesmo, aproveitando no próprio grupo principal do Esportivo”, completa.
Técnico compartilha avaliação
O treinador do Esportivo, Carlos Moraes, responsável pelo acesso do Esportivo à elite em 2020, inclusive com o título de Campeão do Interior, e pela conquista do campeonato Série A2 – Acesso em 2022, também credita o insucesso do Esportivo às limitações da questão financeira. “Desde o começo sabíamos que o orçamento seria um limitador. Estruturamos a equipe da melhor forma possível, contamos com a dedicação e o comprometimento dos atletas, da comissão técnica, da diretoria – mas, mesmo assim, ficamos aquém do que demanda o nível da Série A do Campeonato Gaúcho”, afirma o treinador.
Trajetória do Alviazul
1ª rodada: Esportivo 1 X 2 São José
2ª rodada: Aimoré 0 X 0 Esportivo
3ª rodada: Esportivo 0 X 1 Brasil
4ª rodada: Esportivo 0 X 2 Grêmio
5ª rodada: Caxias 3 X 1 Esportivo
6ª rodada: São Luiz 0 X 0 Esportivo
7ª rodada: Esportivo 0 X 0 Novo Hamburgo
8ª rodada: Avenida 1 X 2 Esportivo
9ª rodada: Esportivo 0 X 3 Ypiranga
10ª rodada: Esportivo 1 X 3 Juventude
11ª rodada: Internacional 4 X 1 Esportivo
Foto: Kévin Sganzerla