Na manhã desta quinta-feira, 9 de março, uma contadora de 35 anos foi presa em Bento Gonçalves pela Polícia Civil de Caxias do Sul. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), que atua na Operação F100, com o objetivo de desmantelar um grupo criminoso organizado voltado à prática dos crimes de furto de veiculo, receptação, estelionatos, extorsão e lavagem de capitais.
Na ocasião, foram cumpridos três mandados de busca, dois na cidade de Caxias do Sul e um em Bento Gonçalves. A mulher foi pega em flagrante na posse de alguns dos objetos adquiridos ilegalmente pela quadrilha. A prisão ocorreu no bairro Barracão. Ela foi levada para Caxias do Sul, para prestar depoimento e, posteriormente, foi recolhida ao presidio.
De acordo com a Polícia Civil, por meio da DRACO de Caxias do Sul, o grupo era comandado por um detento recolhido ao sistema penal que tem acesso a telefones celulares que ingressam ilegalmente no presídio. Além disso, o detento utiliza de cartões de crédito clonados para adquirir produtos de alto valor (eletrônicos, eletrodomésticos e até veículos). Os dados para emissão dos cartões são comercializados entre detentos de vários estados, que têm facilidade de acesso à cadastros e bancos de dados.