O Grêmio confirmou a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil 2023, ao vencer o Campinense – PB por 2 a 0. Cristaldo, na primeira etapa, e Ferreira, no segundo tempo, garantiram a vitória Tricolor na noite desta quarta-feira,1º de março, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Com a classificação para a segunda fase da competição nacional, o Grêmio enfrenta o Ferroviário – CE. O confronto será na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Diferente da primeira fase, não há vantagem para equipe melhor colocada no ranking da CBF. Caso a igualdade prevaleça, o classificado para terceira fase sairá na decisão por pênaltis.
O Jogo:
O Grêmio começou pressionando na estreia da Copa do Brasil. Aos três minutos, Luis Suárez chutou forte e Otávio fez grande defesa. Aos cinco, Villasanti tocou para Pepê, que completou rasteiro para nova defesa de Otávio. O Grêmio teve o controle da partida, criou mais, acumulou oportunidades e viu o goleiro Otávio ser fundamental para que o Tricolor não goleasse na primeira etapa. Aos 21, Bitello, na pequena área, chutou rasteiro e Otávio salvou. Aos 24, depois da cobrança curta de escanteio, Cristaldo cruzou e Kannemann cabeceou à queima-roupa, mas Otávio defendeu. Aos 26, com o controle da partida, Cristaldo e Suárez tabelaram dentro da área. O camisa 9 gremista tocou para Cristaldo, que chutou cruzado para abrir o placar: 1 a 0. Com fome de gol e para não correr riscos, o Tricolor seguiu atacando. Em mais uma nova trama ofensiva, Reinaldo recebeu na área e chutou rente à trave. Na reta final do primeiro tempo. Vina buscou o ângulo em chute da entrada da área e o arqueiro fez boa defesa com as pontas dos dedos.
O Tricolor seguiu em cima na segunda etapa. Aos 15 minutos, Suárez cruzou rasteiro, Galdino desviou e Vina não conseguiu completar. Com mais posse de bola, o Grêmio encontrou a defesa do Campinense fechada, o que dificultou a criação de jogadas ofensivas do Tricolor. E com o resultado favorável, os gaúchos administraram a partida e cadenciaram as jogadas. Na reta final da partida, aos 41, Villasanti lançou para Ferreira, que dominou no peito e driblou o marcador antes de invadir a área e finalizar rasteiro para confirmar a vitória e a classificação gremista.