Com um respiro que somente três pontos podem proporcionar, o Tivo se encontra mais próximo de deixar a zona de rebaixamento
Os torcedores do Clube Esportivo Bento Gonçalves puderam, pela primeira vez no Campeonato Gaúcho deste ano, comemorar uma vitória e a adição de três pontos na tabela. O resultado positivo, e importante na fase atual do time, foi conquistado em Santa Cruz, contra o Avenida, pelo placar de 2 a 1. Agora, o Alviazul se mantém a apenas um ponto de sair da zona de rebaixamento. Dependendo de outros resultados na próxima rodada, a equipe da Capital Nacional do Vinho poderá respirar de forma aliviada.
Pênalti inválido
Desde os primeiros minutos da etapa inicial, o Tivo adotou a estratégia que tem utilizado em todos os jogos fora de casa. As linhas defensivas ficam mais recuadas e os atletas aguardam uma brecha para contra-atacar. O mandante de fato jogou mais ofensivamente e criou a maior parte dos lances nos primeiros minutos. Alguns deles precisaram da intervenção do goleiro Alviazul, Copetti.
A jogada mais controversa da partida ocorreu por volta dos 25 minutos, quando o árbitro Tiago Pires marcou uma penalidade contra o Esportivo. A falta ocorreu na área, com um suposto toque de mão de Vinícius Kiss. A marcação, entretanto, foi equivocada, pois em replays é possível ver que a bola atingiu somente o corpo do volante. Sem a presença de VAR, o lance seguiu. Carlos Henrique converteu para o Avenida, 1 a 0.
Pelo restante do primeiro tempo, não aconteceram outras jogadas elaboradas e a bola ficou retida, em grande parte, no meio-campo. A vitória parcial do time da Santa Cruz, até aquele momento, representava um golpe quase irreversível para o rebaixamento do clube de Bento.
Virada preciosa
A conversa no vestiário do Tivo parece ter produzido um efeito benéfico em seus atletas, que voltaram a campo com um foco maior. Querendo segurar o resultado positivo, o Avenida se colocou na defesa e viu um Esportivo mais ofensivo. Apenas nos minutos iniciais, o time conseguiu chegar na área três vezes. O empate chegou aos 21 minutos, após cruzamento de Anderson Lessa. A bola tinha endereço correto, nos pés de Flávio Torres. O centroavante, porém, não conseguiu dominar e a bola sobrou para Richard. Esse, por sua vez, não deixou a oportunidade passar e finalizou no canto esquerdo do goleiro, 1 a 1.
Para um jogo fora de casa, o empate já estaria de bom tom para o time da Serra, mas a equipe queria mais. Somente a vitória poderia dar o alívio que o clube buscava há sete rodadas. Portanto, os jogadores seguiram com a dominância em campo, tentando chegar na área a todo instante.
Aos 41 minutos do segundo tempo, a oportunidade dos três pontos surge. Em contra-ataque, Thiaguinho cruza para a área do Avenida, tentando buscar o atacante Flávio Torres. O zagueiro do Nida, entretanto, toca com a mão na bola, e o juiz sinaliza a penalidade. Vinícius Kiss chamou a responsabilidade e converteu a cobrança, 2 a 1.
Primeira vitória
Os três pontos obtidos em Santa Cruz foram preciosos para o Esportivo. O resultado colocou a equipe na porta do rebaixamento, com um pé para o lado de fora. Após o jogo, Kiss comemorou o resultado positivo. “Com essa vitória nós somamos três jogos sem perder. Vamos continuar na briga para permanecer na Série A e tenho convicção que iremos conseguir manter o Esportivo na primeira divisão”, afirmou.
Copetti, goleiro da equipe desde o acesso no ano passado, também respirou aliviado após o confronto difícil do final de semana. “Tentamos propor o jogo no primeiro tempo, mas um lance complicado nos colocou em desvantagem. Felizmente conseguimos superar as dificuldades e alcançamos um importante resultado”, declarou.
Próxima rodada
Agora, o Tivo voltará a jogar somente no dia 28 de fevereiro, às 20h, contra o Ypiranga. O adversário da vez deverá representar um perigo para o time, pois figura na 3ª colocação da tabela e acumula boas estatísticas, em uma campanha que o iguala ao Internacional, de Porto Alegre.
Como aspecto positivo, a equipe de Bento será mandante na rodada, com jogo na Montanha dos Vinhedos. Outra vitória poderá significar a saída do clube da zona de rebaixamento, conforme destaca o presidente, Leocir Glowacki. “Estamos muito focados, alinhados por esse objetivo, desde o grupo de atletas, a comissão técnica e a direção. Agora, temos o próximo confronto em casa, jogando com o apoio de nossa torcida, e vamos buscar ali também esse resultado”, pontua.
Imagem:Pamela Silva/Esporte Clube Avenida