A arte do bonsai começou na China há cerca de 1200 anos, mas quem desenvolveu as ferramentas e a maneira de cultivo foi o povo japonês. Chegando ao Brasil há apenas uns 100 anos. Sendo mais divulgado com a vinda do povo europeu, se viu um crescimento maior no país nos últimos 10 anos. Até o dia 15 a Casa do Bonsai, de Caxias do Sul, está com uma exposição no Shopping Bento.

A Casa do Bonsai, de Caxias do Sul, trabalha com aproximadamente 70 espécies de plantas. Os bonsais podem ser feitos de qualquer planta que tenha tronco. Logo que chegou ao Brasil apenas os exemplares europeus eram vistos como verdadeiros. Segundo o proprietário da Casa do Bonsai e formado pela Escola Europeia de Bonsai, Edson Fadanelli, hoje existem exemplares lindíssimos de plantas nativas, e a procura por estes é muito grande. “O bonsai remete sabedoria, paciência e longevidade”, afirma.

Neste meio tem muitos colecionadores. De acordo com Fadanelli quem cultiva bonsai é uma pessoa mais centrada, pois para ficar bonito tem que ter um cuidado diário, ver se precisa de adubo ou água. Ele destaca que acontece muito de as pessoas comprarem uma planta pequena e posteriormente adquirir uma maior, pois passaram a apreciar a arte do bonsai.

Como cuidados básicos o bonsai precisa de claridade, água e ventilação. Pode ficar dentro ou fora de casa, se estiver dentro precisa de muita luz, em torno de duas horas de sol e água duas ou três vezes por semana. “Existe o mito de que é difícil de cuidar, é uma planta externa que está num vaso”, comenta.

Para os colecionadores e apreciadores do cultivo desta planta existe o Caxias Bonsai Clube, que hoje tem aproximadamente 30 participantes. “Fazemos reuniões mensais, no último sábado de cada mês. Temos um grupo de estudo, onde as pessoas vão lá cuidam e adubam se precisa”, explica.