O município conta com um movimento de Hip-Hop atuante e agora mais um projeto vem reforçar esse cenário. Contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura, “Hip Hop no Zoka” oferece oficinas gratuitas de breaking e graffiti. As atividades começam em 1º de março e terão carga horária de uma hora semanal, durante seis meses.
Os encontros serão realizados no salão da comunidade Nossa Senhora das Graças, localizado no bairro Eucaliptos.
Destinadas a adolescentes de 12 a 17 anos, as aulas de graffiti serão coordenadas por Angel Lucena. Já as oficinas de breaking terão coordenação do b-boy Bernardo Silva Duarte. Cada atividade poderá receber, no máximo, 20 integrantes.
As oficinas de grafitti serão realizadas às quartas-feiras, das 18h às 19h, e das 19h às 20h, as aulas de breaking. Os dois artistas são nomes atuantes na cena local do Hip Hop e também têm seus trabalhos reconhecidos em contexto estadual e nacional. Com este projeto pretendem atuar no estímulo, formação e qualificação artístico -cultural das comunidades periféricas de Bento Gonçalves.
O produtor cultural Pedro Ramon Festa destaca que a ideia do projeto surgiu “depois do Kebrada Graffiti. A galera curtiu muito o evento e queríamos dar uma continuidade às ações no bairro. Faz anos que há uma construção com a comunidade, pois já realizamos apresentações e eventos”.
Ao final dos seis meses de aulas, deverão ser realizadas atividades de finalização do projeto, com a previsão de uma batalha de dança e pintura de graffiti em uma superfície móvel no mesmo local de realização das oficinas, numa ação aberta à participação da comunidade. Também está prevista uma circulação com apresentações em escolas da região.
A Secretaria de Cultura dispõem de duas vagas gratuitas, uma de graffiti e uma de breaking. Quem quiser uma das vagas, é preciso entrar em contato pelo telefone 3771.4224, com o Setor de Fomento.
Cards e fotos: Divulgação/Projeto Hip Hop no Zoka