Presidente da CDL, Marcos Carbone, e do Sindilojas, Daniel Amadio, marcaram presença no NRF Retail’s Big Show, em Nova York
A NRF Retail’s Big Show é a maior feira mundial voltada ao varejo, que apresenta tendências e compartilha boas práticas para diversos segmentos. Em sua 113ª edição, o foco do evento deste ano foi a retomada e o avanço do setor. Com o objetivo de se conectar com as práticas e acompanhar os movimentos do comércio global, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL-BG) e vice-presidente da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, Marcos Carbone, e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) Regional Bento, Daniel Amadio, marcaram presença no encontro, que ocorreu em Nova York.
Carbone pretende potencializar os aprendizados adquiridos para fomentar ainda mais o fortalecimento do comércio bento-gonçalvense. “É preciso estar atento às tendências – não somente a nível local, mas também global. O conceito de ‘figital’, por exemplo, deve ser inserido no vocabulário varejista e posto em prática, afinal, o elo entre as novas tecnologias e as lojas físicas potencializa resultados positivos. Entender o que o consumidor deseja e se fazer presente, por meio do conceito omnichannel, deixou de ser um diferencial para se tornar um requisito de competitividade”, destaca.
A NRF deste ano trouxe ensinamentos sobre o modo como disrupções contemporâneas, a exemplo da pandemia, dos conflitos geopolíticos e da mudança climática, deflagaram transformações críticas na forma de consumo influenciado pelo estilo de vida ocidental. As informações compartilhadas também foram convergentes em pontos fundamentais: um estado de crise permanente, mudanças de comportamento, influência da Geração Z, vida nas telas, mais experiências e sustentabilidade.
Essas reflexões também vão de encontro à realidade brasileira: embora no acumulado de vendas no comércio em 2022 houve um avanço de 1,1%, segundo o último boletim divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, incertezas domésticas e desaceleração do mundo condicionam o cenário econômico para 2023. “Cabe aos lojistas, portanto, fortalecer conexões e buscar negócios criativos, resilientes e humanizados, pois o varejo é feito, acima de tudo, por pessoas e para pessoas”, enfatiza Carbone.
Uma oportunidade de aprendizado
Para o presidente do Sindilojas, a experiência foi muito enriquecedora para quem acompanha os movimentos e as tendências do comércio mundial. “Serve de inspiração e sugestão, acompanhando iniciativas de sucesso para trazer a nossa realidade e usar com criatividade dentro dos negócios locais. Como liderança do setor, acumulei muito conteúdo e tenho agora condições de orientar nossos representados sobre qual forma podemos aplicar na prática e na realidade de cada um”, salienta.
Segundo Amadio, as principais tendências sugeridas para 2023 estão baseadas na experiência que o cliente precisa ter para consumir. “As ideias não têm resultado imediato. São de criar ambientes de convívio, agregando algo atrativo que possa provocar o consumidor para ir até a loja física, fortalecendo a marca e proporcionando vendas diretas ou virtuais. O conjunto ‘figital’ se une para o sucesso das vendas”, elucida.
O evento reuniu mais de 40 mil pessoas, 950 expositores e 350 palestrantes. “As palestras são de todas as ordens. Tivemos encontros com os CEO’s de grandes marcas americanas, que oportunizavam conhecer qual filosofia de negócio estava sendo aplicada e como isso está gerando resultado. Não consegui acompanhar todas, mas pude perceber uma total atenção ao ser humano, seja ele cliente interno ou externo. Principalmente o interno, com trabalho destacado da empresa para que ele sinta orgulho e tenha pertencimento para trabalhar ali, para com isso transmitir essas qualidades ao consumidor externo”, conta Amadio.
Para ele, muitas iniciativas apresentadas podem ser aplicadas localmente. “Porém, não existe uma fórmula pronta para isso. Cabe ao empresário fazer uma análise do seu negócio e qual experiência pode ser gerada, com o objetivo de atrair participantes e possíveis clientes. São apostas que precisam ser elaboradas e colocadas em prática para serem avaliadas nos resultados”, finaliza.
Foto: National Retail Federation