Equipe bento-gonçalvense segue com duas derrotas e um empate. Na penúltima colocação na tabela, Alviazul medirá forças com o primeiro colocado, o Tricolor da capital, na rodada de hoje à noite
No fim da tarde de domingo, 29 de janeiro, o Clube Esportivo de Bento Gonçalves saiu de campo com mais uma derrota no Campeonato Gaúcho. Desta vez, perdeu para o Brasil, de Pelotas, por 1 a 0, novamente, jogando em casa, no Montanha dos Vinhedos. O resultado nada positivo colocou a equipe em penúltimo lugar da tabela, e é com essa estatística, de duas derrotas e um empate, que o time precisará enfrentar o Grêmio, primeiro colocado com 100% de aproveitamento. O desafio, talvez, seja o maior até o momento da temporada e o resultado deve moldar o andar da competição pelas próximas rodadas.
Revés contra o Brasil
Assim como em outros confrontos, o Tivo soube aproveitar os espaços em campo na terceira rodada e criar uma pressão contínua no gramado. Com o mando do estádio, o resultado dessa forte marcação não tardou a aparecer. Logo aos três minutos, o centroavante Flávio Torres apareceu na área e chutou rasteiro no canto do goleiro Marcelo, que conseguiu pular na bola e defender.
Esse foi o ápice de ataque do Esportivo, que ao decorrer do primeiro tempo foi perdendo o controle dos setores e deixou o Brasil mais à vontade. O Xavante de Pelotas começou a corresponder a marcação e até chegou com perigo na área, com João Marcus, que não conseguiu finalizar um cabeceio, deixando tudo em 0 a 0.
Na volta do intervalo, o Alviazul aumentou novamente o ritmo e tentou marcar um gol a qualquer custo, no foco de conquistar a primeira vitória no Gauchão. Thiaguinho chegou com perigo na defesa do adversário, mas foi parado, naquilo que poderia ser a melhor chance do segundo tempo.
Mais uma vez, com o passar dos minutos, o Brasil foi conquistando mais espaço, até que igualou a pressão, por volta dos 40 minutos. Foi nesse momento que Victor Jesus sofreu uma falta de André, dentro da área. Com o pênalti marcado, Márcio Jonatan chutou rasteiro e converteu a penalidade no primeiro e único gol da partida para o time de Pelotas.
O treinador do clube de Bento, Carlos de Moraes, criticou o árbitro Tiago Pires Staduto, estreante na divisão principal do Campeonato Gaúcho. “A condução da arbitragem impactou no resultado do jogo, com a distribuição de cartões amarelos de forma desigual e com a marcação de um pênalti no final do jogo, que não existiu”, afirma em coletiva pós-jogo.
Ele ainda comentou sobre a atuação do elenco em campo. “O que faltou para a nossa equipe foi finalizar mais em direção ao gol adversário, condição que vamos focar durante os treinamentos para o jogo de quarta”, analisa.
Grande desafio à frente
Com uma diferença de oito pontos, Esportivo e Grêmio se enfrentam na noite de hoje, 1º de fevereiro, às 20h. O duelo entre as pontas da tabela poderá mudar os rumos da competição. Caso o Tivo vença o líder, uma reviravolta nas próximas partidas poderá iniciar, aumentando as esperanças de uma melhor classificação. Ao mesmo tempo, com uma possível derrota do tricolor de Porto Alegre, outros clubes poderão almejar e se aproximar da primeira colocação.
Até então, o time da Capital do Vinho apresenta estatísticas baixas, com apenas um ponto no campeonato e um gol marcado, sendo que sofreu três, deixando o saldo em -2. Já o clube de Porto Alegre, por outro lado, apresenta bons números, com nove pontos, quatro gols marcados e apenas um sofrido, deixando o saldo em três.
O treinador Moraes sabe da situação e disse que a expectativa do clube é de encarar um jogo difícil. Apesar disso, possui confiança no seu elenco. “Jogando dentro da nossa casa, diante da nossa torcida, temos plenas condições de fazer uma ótima apresentação”, comenta.