Durante o ano de 2022 o projeto “Bento Pet – Todos Juntos pelo bem-estar Animal” teve diversas reestruturações em suas ações. Quando falamos em números, neste ano, foram cerca de 4.226 castrações (mutirões e busca ativa nos bairros), 278 atendimentos de urgência e emergência (cirurgias, virose, atropelamento e envenenamento).
Uma grande novidade, foram as consultas de baixa complexidade realizadas a partir do mês de agosto. Até o momento, foram totalizadas 84 atendimentos.
Dentre os chamados, estava o de Cledi Terezinha Flogliato, tutora de Joaquim, seu gato. O mesmo encontrava-se doente e precisava de auxílio veterinário. Cledi conta que “Joaquim começou a ficar com o abdômen inchado, percebi que ele já não estava mais se alimentando e estava com diarreia. No momento eu estava sem condições financeiras para leva-lo ao veterinário, então entrei em contato com a equipe do Samu Pet”.
Conta ainda que foi muito bem atendida e que prontamente a equipe iniciou o tratamento de Joaqui. Hoje ele encontra-se bem e em repouso.
Outra linda história é a de Pâmela Celina Souza de Mello, a tutora teve seus dois cachorros, Floquinho e Apolo, cuidados pelo Samu Pet: “o Floquinho e o Apolo estavam doentes, e lembro de entrar em contato com a equipe do Samu Pet pedindo ajuda. Toda a equipe foi bem prestativa, tratando muito bem os meus cachorros, dando todo o auxílio necessário. Por isso quero agradecer muito a equipe do Samu Pet pelo tratamento e ajuda que eles deram pro meus cachorros, esclarecendo também minhas dúvidas. Que continuem sendo essa equipe maravilhosa”.
Uma das agentes da equipe Bento-Pet, Nathalia Poletto, destacou sobre os trabalhos realizados ao longo do ano. “Estamos muito felizes e contentes com o nosso desempenho em 2022. Foi um ano bom, proveitoso e produtivo, tivemos muitas ações em prol dos animais. Conseguimos zerar nossa fila de espera e isso foi de grande valia. Só temos a agradecer e crescer cada vez mais. É um trabalho que está apenas no começo. Estamos confiantes para 2023”.
A veterinária Michelle Segatto também destacou sobre os desafios do ano. “Foi um ano muito desafiador, em que conseguimos desenvolver protocolos do Samu Pet, tirar do papel o projeto do Ambulatório e a Farmácia Pet. Ao longo do ano atendemos muitos casos de animais atropelados, envenenados, em risco de óbito. Muitos conseguimos salvar, e esses animais nos dão forças para seguir com o trabalho que estamos desenvolvendo”.
Ainda segundo Michelle “trabalhamos com pessoas de baixa renda, por isso nosso trabalho é de tamanha valia. É muito gratificante quando recebemos reconhecimento pelo nosso esforço em salvar tantas vidas, de animais que não iriam ter a chance de sobreviver”.
O atendimento no SamuPet pode ser solicitado pelo (54) 99223-1853, sendo realizado para animais de tutores inscritos no Cadastro único da Assistência Social, mediante comprovante.