Cotiporã e Veranópolis relatam que pelo menos 250 colmeias foram atingidas
Por conta do uso irregular de inseticidas em parreiras, na Serra Gaúcha, pelo menos 250 colmeias, nos municípios de Cotiporã e Veranópolis, foram atingidas. A Inspetoria Veterinária de Veranópolis divulgou os dados e informa que há relatos da mesma situação em mais nove municípios da Serra.
Em Cotiporã, ao menos 200 colmeias foram atingidas, o que significa a morte de milçies de abelhas, afinal, cada uma pode abrigar de 35 a 80 mil abelhar. A Secretaria de Agricultura municipal informou que as mortes estão ligadas ao uso indevido de inseticidas à base se fipronil, porém, não apontou quais as propriedades fizeram este uso indevido.
A Polícia Civil investiga o caso, mas ressaltam a complexidade de identificar a origem do problema, que pode se enquadrar como crime ambiental. Além de Veranópolis e Cotiporã, outros municípios como: Flores da Cunha, Antônio Prado, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Prata, Nova Roma do Sul, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa e Vila Flores, também aguardam confirmação da relação das mortes ao fipronil.