Na última quinta-feira (8), o Presidente da Câmara de Bento Gonçalves, Rafael Pasqualotto, assinou o contrato para a construção da nova sede do Legislativo com a empresa vencedora da licitação, a Cidade Projetos e Construção Eireli.
A estrutura contará com 17 gabinetes de 24m² com ante sala, além de três gabinetes adicionais de 15m², para comportar a mesa diretora, no espaço também estarão os setores administrativos, controle interno, departamento jurídico e assessoria de imprensa.
A nova sede ficará localizada na Avenida Presidente Costa e Silva, no bairro Planalto, ao lado do Fórum e contará com 3,3 mil m². Este espaço foi cedido à Prefeitura por 30 anos e o projeto arquitetônico foi realizado pelos servidores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano – Ipurb.
Em contato com a Assessoria da Câmara, foi nos explicado que este é um importante passo, afinal, a atual sede passou por diversas fiscalizações e suas demandas são diversas, desde a falta de ventilação, acúmulo de CO2, condições insalubres, falta de acessibilidade e Plano de Prevenção Contra Incêndios – PPCI provisório.
Destaca ainda que prédio atual demanda de alto custo para sua manutenção, desta forma e por conta de todos os apontamentos realizados por órgãos fiscalizadores será feita a construção da nova sede.
“A sede será funcional, buscando atender aos apontamentos do Ministério Público do Trabalho e Tribunal de Contas e Bombeiros, que exigem condições dignas de trabalho, acessibilidade e segurança. Salas amplas e ventiladas, para receber e melhor atender a comunidade. Também levando em conta as frequentes solicitações de cedência de plenário às entidades e siglas partidárias, pretendemos disponibilizar gratuitamente de uma sala específica para realização de solenidades, com estrutura para reuniões”, finaliza.
O investimento para tal construção está orçado em R$ 15 milhões e será pago com recursos próprios, além disto, o patrimônio ficará para o município. A previsão de início das obras é para 2023 com término em 18 meses.