A primeira semana de outubro foi marcada por grande variação no clima, conforme o que se espera da primavera, uma estação de transição. No começo da semana, até quarta-feira, 5, as máximas foram elevadas e trouxeram uma sensação de verão para as tardes dos bento-gonçalvenses. Na quinta, 6, entretanto, tudo mudou e a instabilidade e nebulosidade tomaram conta. Ainda hoje, 7, o tempo se mantém fechado, algo que não deve durar até o fim de semana.
O amanhecer de sexta foi levemente gelado, com mínimas próximas aos 14ºC em quase toda a cidade. O grande acúmulo de nuvens carregadas e cinzentas fez com que alguns bairros presenciassem pancadas de chuva nas primeiras horas do dia. Ainda durante a tarde pode haver novas precipitações, o que faz com que a temperatura não se eleve muito, se fixando em 18ºC, aproximadamente. De acordo com previsões meteorológicas, essas condições devem se manter até o início da madrugada.
Enquanto a manhã de sábado, 8, se aproxima, o clima vai mudando para algo mais frio e próximo do inverno. Na Capital do Vinho, o amanhecer pode ter mínima de 5ºC. Esse frio, porém, não deve se fixar tanto ao longo do dia, pois o sol toma conta do restante da manhã e tarde, fazendo com que as máximas se elevem até os 25ºC, segundo o Climatempo. O primeiro dia do final de semana, portanto, deve ser ensolarado e com grande amplitude térmica.
O domingo, 9, inicia-se da mesma forma, mais frio nas primeiras horas da manhã e um calor mais constante na tarde. A diferença é que a variação de mínima e máxima é menor, ficando entre 10ºC e 18ºC. Um resquício de instabilidade volta a sustentar os céus da Serra ainda no domingo, com previsão de rápidas pancadas de chuva no fim do dia.