Atendimentos passam a ser concentrados integralmente no Centro Assistencial Andressa Zietolie. Prédio recebeu melhorias estruturais complexas para oferecer atendimento diferenciado à comunidade
Abrir as portas e acolher quem precisa de apoio, especialmente diante da luta contra uma das doenças que mais atinge a população mundial, traduz a essência da atuação da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves. Comprometida em oferecer assistência a pacientes e também a seus familiares, a entidade trabalha de forma permanente para agregar cada vez mais qualidade aos serviços que oferece. Uma novidade que visa a garantir mais praticidade, conforto e comodidade ao público é a centralização dos atendimentos em um só local.
Com a inauguração da sede integrada, a Liga de Combate ao Câncer unificou sua operação na estrutura onde, até então, funcionava apenas a Casa de Apoio – ponto de acolhida para receber pacientes e familiares em trânsito durante os tratamentos médicos. Agora, o local – rebatizado como Centro Assistencial Andressa Zietolie, em homenagem à família mentora do projeto, que doou a casa e capitaneou sua reforma e ampliação – passa a sediar e abrigar a integralidade dos serviços prestados pela entidade – administrativos e assistenciais.
Para isso, a casa recebeu uma série de melhorias. A estrutura existente passou por diversas adaptações: reestruturação do telhado, pintura externa e interna, reforma nos banheiros (com troca de canos, instalação de água quente e fria e substituição de azulejos), reformulação da lavanderia, instalação de elevador no prédio e ar-condicionado em todas as salas, entre outras. Houve, também, a troca no mobiliário dos quartos, cozinha equipada, melhorias na sala de estar, com ganhos consideráveis no bem-estar dos usuários do espaço.
A reforma previu, ainda, a unificação da parte administrativa, agregada à Casa. A centralização contemplou, também, a instalação de um consultório no local, a organização do banco de perucas, sutiãs, lenços, fraldas e toucas; e a preparação de um espaço de atendimento psicológico para toda a família (bem como fisioterapêutico e fonoaudiológico). O banco de alimentos é um dos espaços de destaque: remodelado, ganhou prateleiras próprias para correto acondicionamento, a fim de que não haja desperdício.
Todo o terreno foi cercado para garantir a segurança dos pacientes e familiares. Uma rampa garante as condições ideais de acessibilidade. Com todas essas facilidades, o local, de 930 metros quadrados, é capaz de atender até 14 pessoas de forma concomitante.
A inauguração e apresentação para convidados foi realizada na noite de quinta-feira, 29 de setembro, abrindo também as atividades do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A presidente da Liga, Maria Lucia Severa, destaca o importante papel da sociedade no auxílio à concretização de um sonho. “Quando buscamos um caminho e nele encontramos gente amiga, disposta a abraçar uma causa na qual a gente também abraçou, tudo se torna mais fácil. Dentro deste espírito, trouxemos os amigos que de todas as formas apoiaram e trabalharam junto com a Liga. Foram quase nove meses desta construção que valeu a pena”, comemora.
Ela pontua que o espaço foi todo pensado e planejado nos mínimos detalhes para atender àqueles que chegam em busca de auxílio. “Este centro foi todo desenhado em cima de uma necessidade que enfrentamos no dia a dia com nossos pacientes”, frisa.
Tudo em um só lugar
O projeto foi unificado, visando facilitar o atendimento. Portanto, os pacientes que necessitarem encontrarão todos os serviços oferecidos pela entidade em um só local. Para que isso fosse concretizado, um dos principais apoios veio da família Zietolie, por isso, o novo espaço da Liga é denominado de Centro Assistencial Andressa Zietolie. “A doação de toda a construção, desde a casa antiga até o novo prédio, na sua integralidade, foi pela família Fietolie. Um gesto muito nobre, pela sensibilidade e pelo conhecimento que vocês têm da causa. Com o apoio fundamental da Família Zietolie, essa Casa é a materialização do poder transformador da solidariedade. Que seja inspiração a todos nós”, destaca a presidente da Liga, Maria Lucia Severa. É uma gratidão muito grande que temos com vocês, não só nós, mas todos aqueles que por aqui passarem e serão atendidos”, complementa.
Ela ainda lembrou a história de Andressa. “Foi uma jovem, que lutou contra o câncer, foi nos melhores hospitais do Brasil e do mundo. Ela não conseguiu vencer a doença, mas foi corajosa, por isso, temos ela como um exemplo de vida. Que essa força que ela teve, durante a sua luta, ilumine as diariamente as voluntárias e todas as pessoas que por aqui passarem. Que o sorriso e a luz que ela tinha, continue nos guiando”, ressalta.
Juvenil Zietolie, em nome da família, agradeceu e parabenizou o trabalho desenvolvido pela entidade e pelas pessoas que de uma forma ou outra contribuíram para o crescimento da instituição. “Hoje, resta a lembrança do sorriso da minha linda filha e companheira Andressa, que iluminou meu caminho para esse Centro Assistencial fosse criado para acolher os mais necessitados, amparando os que lutam contra o câncer. Espero que pessoas que não tem condições possam passar aqui momentos mais agradáveis, tendo apoio e conforto”, disse emocionado.
Nelma Wagner Gallo, ex-presidente da Liga do Rio Grande do Sul e coordenadora das Ligas regionais, comenta que ficou impressionada com as novas instalações. “Esse é o resultado desse trabalho sério, comprometido e transparente que as voluntárias fazem há 45 anos aqui em Bento Gonçalves e a comunidade entendeu, acolheu e está ajudando neste sentido. Acho que é um ganho não só para a Liga, mas para toda comunidade e municípios adjacentes. A liga não trabalha sozinha. Acho que cada um fazendo a sua parte e doando o que pode, ajudando, é o que fazemos o todo. Isso é muito importante, e é assim que se trabalha o voluntariado”, realça.
A Chefe da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco do Instituto Nacional de Câncer (INCA), Andrea Ramalho Reis Cardoso, diz que esse é um grande avanço. “Para Bento e para o controle do câncer no Brasil. Sabemos do apoio que a Liga dá, é um aconchego que ela oferece aos pacientes acometidos por essa doença, que é tão sofrida. Vai ser um benefício grande não só para o município, mas para toda a redondeza”, finaliza.
Ampliação estrutural do novo prédio
As melhorias apresentadas se somam à construção de um novo bloco, anexo à casa. O prédio com três pavimentos tem energia solar e conta com espaços para acomodar cozinha, salas de atendimento e convivência, auditório, terraço e um subsolo com garagem. Além disso, conta com sistema de segurança moderno e uma ampla estrutura de atendimento.
A sede unificada da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves fica na rua Ramiro Barcelos, número 580, e atende pelo fone (54) 3451-4233. Sua localização é estratégica, no centro da cidade, ao lado do Hospital Tacchini – instituição de referência no tratamento oncológico na região.
Fotos: Fabiano Mazotti